TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE URBANO E A QUALIDADE DE VIDA AMBIENTAL NAS CIDADES

Por:   •  19/9/2017  •  Artigo  •  6.330 Palavras (26 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 26

TRANSPORTE URBANO E A QUALIDADE DE VIDA AMBIENTAL NAS CIDADES

Daiane Maiara Piovezana[1]
Danilo Nunes Oliveira
[2]
Alcione Adame
[3]

RESUMO

Nos dias de hoje é fundamental a conscientização da humanidade em relação às consequências do mau uso dos recursos naturais e do agravamento das questões sociais. Em análise da relação do homem com a cidade, em especial com o trânsito, fica claro a necessidade da priorização do transporte coletivo. As cidades devem estar com planejamento adequado a fim de atingir a melhoria do trânsito e da circulação das pessoas. É imprescindível a aplicação de medidas que contribuam para a busca de um trânsito e transporte sustentáveis, uma vez que a responsabilidade pelo dano ambiental ocasionado pelo trânsito e pelos transportes pode recair de forma conjunta no Poder Público, nos fabricantes, nos distribuidores de petróleo e na coletividade. Então, se torna necessário realizar um planejamento de trânsito e transporte para tratar dos problemas surgidos, que visem não só o trânsito em si mesmo, mas a manutenção da dignidade e da qualidade de vida humana nas cidades.

PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente; Qualidade de vida; Transporte urbano; Trânsito; Impacto Ambiental.

ABSTRACT

Today humanity's awareness of the consequences of the misuse of natural resources and the deterioration of social issues is key. In man's relationship analysis with the city, especially with the traffic , it is clear the need for prioritization of public transport . The cities must have adequate planning in order to achieve improved traffic and movement of people. It is essential to apply measures to contribute to the search for a sustainable traffic and transportation , since the responsibility for the environmental damage caused by traffic and transport can fall together in the Government, manufactures, petroleum distributors and collectivity. So it is necessary to conduct a traffic and transportation planning to address the problems encountered , aimed not only the traffic itself , but maintaining dignity and human quality of life in cities .

KEYWORDS:  Environment; Quality of life; urban transport; Traffic; Environmental impact.

SUMÁRIO

Introdução 01. A História do Transporte Urbano 02. Trânsito e Transporte 03. Trânsito 3.1. Transporte 3.2. O direito ambiental e o trânsito em face da qualidade de vida 04. O Direito à saúde em face do direito ao trânsito 4.1. A natureza jurídica do trânsito 05. O trânsito em face do estatuto da cidade 06. A relação do código de trânsito brasileiro com o direito ambiental nas questões especifica da população 07. Os meios de transportes urbanos e a poluição 08. Combustíveis fósseis x energia limpa 09. O rodízio 10. A responsabilidade em face do dano ambiental no transito e nos transportes 11. Considerações Finais 12. Referências Bibliográficas 13.

1-INTRODUÇÃO

        Nesse trabalho vamos analisar a história do Transporte urbano e a qualidade ambiental nas cidades. Devemos lembrar que o desenvolvimento dos meios de transporte sempre foi um fator relacionado com as necessidades do homem, com sua fixação em determinado lugar, com sua atividade econômica e com sua classe social. É de mera importância a conscientização da humanidade em relação às consequências que o mau uso dos recursos naturais, podem trazer.

        O homem vem modificando o meio em que vive para o interesse econômico, e tudo indica que tende a modificar ainda mais. O transporte é muito importante em uma cidade. As cidades deveriam estar com um planejamento legal, a fim de melhorar e contribuir para o transito e a qualidade ambiental das cidades.

O papel da humanidade é de extrema importância, as preservações ambientais só dependem da consciência de todos os seres em massa que produz o desenvolvimento econômico.

O meio de transporte é um meio que é necessidade da sociedade, então toda pessoa deveria contribuir e ajudar, não fazendo o mau uso dos recursos naturais, sabendo aproveitar.

O trânsito é uma necessidade do homem. À medida que o homem foi evoluindo, foi surgindo às necessidades de abrigo e do consumo mais seletivo e o trabalho deixou de ser artesanal.

2- A HISTÓRIA DO TRANSPORTE URBANO

Até o inicio do século XVII, as pessoas se deslocavam predominantemente a pé, e, como hoje, podemos dizer que o meio de transporte simboliza o status social do seu dono, não vemos mais a predominância de andar a pé.

Mas foi somente a partir dai que começaram a surgir às primeiras carruagens de aluguel, e por volta de 1662, quase cinquenta anos depois, foi instituído na França o primeiro serviço de transporte público realizado por carruagens de oito lugares.

O transporte público, só veio a tomar impulso efetivo com a Revolução Industrial, que foi quando os operários de fábricas passaram a ter necessidade de se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa.

Com a necessidade de transportar um maior numero de pessoas fez com que as carruagens perdessem sua eficácia, dando lugar então, aos bondes de tração mecânica.

O progresso levou, sucessivamente, aos ônibus coletivos, trens, metrôs e automóveis, ou seja, a necessidade da pessoa humana sempre impulsionou a criação de novas tecnologias.

3- TRÂNSITO E TRANSPORTE

É importante abranger que os termos “trânsito” e “transporte” são muitas vezes usados de maneira equívoca.

Trânsito, segundo o dicionário Novo Aurélio, significa:“Ato ou efeito de caminhar; marcha. 2. Ato ou efeito de passar; passagem. (...). 6. Movimento, circulação, afluência de pessoas ou de veículos; trafego. (...) 7. Trânsito nas cidades, considerado no conjunto; circulação, tráfego, tráfico”[4].

Transito é uma das atividades do homem moderno, que necessita se locomover para várias funções. Porem, cada vez mais as pessoas sofrem pressões ao exercerem o ato de circular pelas cidades a pé, de automóvel ou de transporte coletivo, em parte, por causa do crescimento desordenado das cidades e consequente aumento de veículos em circulação.

HELY LOPES MEIRELLES faz a diferença de trânsito e transporte utilizando o seguinte exemplo: “Um caminhão que se desloca por uma rodovia sem nada levar está em trânsito, enquanto um caminhão que se desloca levando mercadorias está em tráfego, ou seja, está atuando como transportador.”[5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (260.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com