TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES

Relatório de pesquisa: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  9.495 Palavras (38 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CAMPUS DE SANTARÉM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM DESAFIO PARA OS DOCENTES.

TÂNIA TEREZA M. PEREIRA 02047002108

WILSON CARLOS A. CARVALHO 02047004708

SANTARÉM – PARÁ

2009

TÂNIA TEREZA MOREIRA PEREIRA

WILSON CARLOS ARAGÃO CARVALHO

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM DESAFIO PARA OS DOCENTES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UFPA – Universidade Federal do Pará, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo/a, tendo como orientadora a Professora Msc Lídia Alves de Oliveira.

Santarém – PA

2009

AGRADECIMENTO

A nosso Pai Celestial, onde encontramos força e coragem para que pudéssemos superar todos os obstáculos apresentados durante nossa caminhada acadêmica.

As nossas famílias que souberam compreender as ausências em vários momentos importantes das reuniões familiares, nos quais não podemos participar devido à responsabilidade para com o curso e além de tudo isso pelo apoio, atenção, carinho, força e incentivo que nos proporcionaram para que pudéssemos prosseguir os estudos, quando tudo nos parecia tão difícil e às vezes sentíamos vontade de desistir dos nossos ideais.

Diretores, professores, professoras e todos os funcionários das escolas na qual tivemos a oportunidade de iniciar nossas vidas de estudantes, tanto na educação infantil, quanto no fundamental e médio, bem como naquelas escolas onde realizamos nossos estágios no decorrer do curso.

Aos nossos mestres da Universidade Federal do Pará, que nos ajudaram em nossa formação e estimularam a perseverança em nossos sonhos, compartilhando seus conhecimentos, carinho, respeito, atenção e amizade para conosco o que nos possibilitaram as forças necessárias na busca de novos conhecimentos, imprescindíveis em nossas vidas acadêmicas. Em especial a Professora Lídia Alves Oliveira, nossa orientadora, que pacientemente nos indicou caminhos para que este trabalho fosse concretizado.

Aos nossos colegas de turma com os quais convivemos e partilhamos alegrias, tristezas, e conjuntamente dividimos bons e maus momentos, travamos intensos debates e discussões sempre com o objetivo maior de crescermos e adquirirmos mais conhecimentos.

Finalmente a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o nosso ingresso, permanência e conclusão de nosso curso e a realização deste trabalho.

Os autores

“Cabe à escola abordar os diversos pontos de vista, valores e crenças existentes na sexualidade para auxiliar o aluno a construir um ponto de auto referência por meio da reflexão”.

Yara Sayão

RESUMO

Este trabalho compõe-se de uma pesquisa realizada junto à comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Eduardo Carvalho”(nome fictício), localizada na cidade de Santarém, estado do Pará. Usando uma “lente” metodológica numa abordagem qualitativa, essa pesquisa tem por objetivo investigar de que maneira a Educação Sexual vem se constituindo na referida escola, sendo que seus objetivos específicos buscam verificar junto à direção/professores se está havendo Educação Sexual na escola e se há um planejamento para que isso ocorra, assim como, quais as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos docentes em sua prática profissional, no que diz respeito à Educação Sexual de seus alunos e também identificar que ações políticas curriculares são traçadas pela escola juntamente com a Secretaria Estadual de Educação - SEDUC para contribuir na prática e na formação continuada dos professores para uma Educação Sexual de qualidade, neste sentido a investigação realizou-se a partir de questionários pré elaborados visando sondar o grau de formação e informação que estes detêm acerca do tema proposto.

No momento da análise dos dados fornecidos pelos sujeitos envolvidos na pesquisa, percebeu-se a dicotomia entre teoria e prática, pois, “entendem” a importância de se trabalhar a sexualidade na escola, contudo introduzem lentamente em suas práticas de sala de aula, desta forma faz-se necessário a capacitação e aperfeiçoamento dos docentes e do corpo técnico da escola, vencendo assim tabus e valores ultrapassados, o que na prática os deixam inibidos diante das questões que envolvem a sexualidade quando abordada em sala de aula.

Palavras chaves: Educação Sexual, Docentes, Escola, Alunos

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................09

1. ABORDAGEM HISTÓRICA...............................................................................................12

1.1. A Educação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais............................18

2. AS MANIFESTAÇÕES SEXUAIS DOS/AS ADOLESCENTES NA ESCOLA...........20

2.1. O que é Educação Sexual?................................................................................21

2.2. Por que trabalhar com a Educação Sexual na escola?.......................................24

2.3. Como o professor deve trabalhar a sexualidade com seus alunos?...................27

2.3.1. Parâmetros Curriculares Nacionais.......................................................30

2.3.2. Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento...............................................................................................................31

2.3.3. Estatuto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com