TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este relatório irá descrever uma experiência de estágio em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, no período de 02/12/2013 à 16/12/2013, com crianças entre 10 e 12 anos.

O estágio dos Anos Iniciais está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino-aprendizagem neste segmento. A realização do estágio representa uma investigação da realidade.

No capítulo I deste relatório, será abordado a caracterização da escola e da turma estagiada, visando apresentar o contexto onde foi desenvolvido o estágio, ou seja, o cenário e seus personagens.

No capítulo II, abordaremos o desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas no período estagiado, descrevendo e analisando de maneira reflexiva todo o processo de observação da prática educativa.

As minhas expectativas ao iniciar o estágio, giravam em torno da necessidade de conhecer as crianças concretas, bem como as especificidades e necessidades dessa faixa etária, possibilitando maior interação e entendimento da organização e execução de propostas pedagógicas que atendam essas necessidades.

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

2.1 – Caracterização da Escola

A Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, localizada na Rua José Luiz Rodrigues Calazans, 355, no bairro Laguna e Dourados, no Município de Duque de Caxias, foi fundada em 1973, com o nome de Escola Municipal Laguna e Dourados, numa homenagem ao bairro em que se localiza. No ano de 2007, durante a gestão da diretora Ione Pessanha, a escola mudou de nome, homenageando o seu primeiro diretor o Sr. Romeu Menezes. Atualmente, a escola tem como diretora a professora Ana Cristina da Conceição e a professora Marize Pereira como diretora- adjunta

A região onde a escola está inserida é bastante carente, com pouca infra-estrutura, sendo precários os serviços de coleta de lixo e o saneamento básico. A escola possui parceria com a Secretaria de Saúde, sendo atendida com projetos de Saúde bucal e Agentes multiplicadores de saúde, realizando palestras de conscientização para uma vida melhor e mais saudável.

A escola atende a 1.100 alunos distribuídos em três turnos, oferecendo Ensino Fundamental e Ensino Noturno Regular. Conta com 13 salas de aula, equipadas com quadro branco e dois ventiladores por sala, quadra polivalente coberta, pátio, cantina, refeitório, laboratório de Ciências( não aparelhado), laboratório de Informática e Vídeo, Biblioteca, Sala dos Professores, cozinha, Sala de Coordenação, Gabinete da Direção, Secretaria, 4 banheiros comuns e 1 banheiro para cadeirante, com piso antiderrapante e barras de apoio nas paredes.

O mobiliário é suficiente e atende às necessidades do espaço. A escola possui 85 Professores Regentes, 3 Orientadores Pedagógicos e 2 Orientadores Educacionais. A instituição possui uma Banda( BAMLAD- Banda Marcial Laguna e Dourados) com 120 componentes. A Banda da escola foi, por mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com