TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre as etapas do processo educativo, destaca-se a educação infantil, onde ressaltamos que a preocupação e a responsabilidade, com a educação destas crianças, deve ser prioridade da família, da escola e da sociedade, como um todo. Desta forma devemos ter uma formação específica, para fundamentar e definir um novo fazer educacional, um profissionalismo, que possa atender ao ser criança, provendo e promovendo seu desenvolvimento integral. Nós como futuros pedagogos é importante que reflitamos sobre a forma de encarar a criança, pois a imagem dela construída pelo professor deve ser aquela de um ator educativo e criativo, como um sujeito e cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.

Pois a prática ainda nos mostra uma dicotomia entre o cuidado e a educação evidenciando uma formação inicial. A criança precisa de cuidado e do pedagógico, mas precisam também de amor, carinho, atenção e compreensão. Para isto é imprescindível à presença de um profissional qualificado para trabalhar com as crianças. Observando o estágio realizado, educar a criança significa propiciar as crianças situações de cuidado, orientar as brincadeiras interpessoais, atitudes de aceitação, respeito e confiança e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Diante do exposto, percebemos que a busca pela profissionalização do professor e de uma proposta pedagógica de qualidade para todos.

O grande desafio hoje é justamente este, preparar profissionais, visando sempre uma formação qualificada, acreditamos que a instituição de Educação Infantil pode contribuir para que aconteçam muitas transformações, conduzindo os sujeitos a melhores formas de organização e convivência.

Podemos afirmar que o estágio é de grande é de grande relevância, uma vez que, além de beneficiar e contribuir para o processo de formação pessoal e profissional, onde nos leva a compreender a prática como um dos elementos que favoreça a transformação da sociedade, contudo, refletir sobre o modo a atender os anseios e necessidade do novo contexto social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTET, M. análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Portugal: Porto Editora - 2000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com