TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIXO CENTRO/EIXO NOVO CENTRO

Por:   •  17/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

MEMORIAL DESCRITIVO AMANDA E MARIANA

EIXO CENTRO/EIXO NOVO CENTRO

A terceira parada de Peruíbe, Estação Peruíbe (Centro), consiste em um eixo de mobilidade que liga o centro já consolidado com o novo eixo que foi proposto, é uma área predominante residencial com um padrão médio e popular com a concentração (eixos), de comércios e serviços consolidado e atendendo toda a região que possui só alguns comércios pontuais em alguns bairros, não possui muitos lotes desocupados pra ocupação, é uma área que possui um boa infraestrutura e não necessita de muitas mudanças. Devido a área já ter uma boa infraestrutura e ser bastante completo em comércios e serviços, o projeto consiste em uma requalificação no eixo do comércio que está localizado na Av. 24 de Dezembro e Av. São João, com alargamento de calçada, pisos rebaixados e acessíveis. Criação de um hospital próximo ao centro, criação de áreas livres de lazer arborizada com equipamentos urbanos, e requalificação do córrego, criação de passarelas sob o córrego que facilite a transposição dos moradores ao outro lado da rua, e criação de uma ciclovia que permeia o centro dando fácil acesso aos locais.

A nova Peruíbe – eixo novo centro é a sede de bairros de trabalhadores de baixa renda e conta como atrativo de visitação, um museu e um mirante natural. Outra importante característica desta região é que ela se encontra em grandes glebas ainda não loteadas e, inúmeros loteamentos implantados e não ocupados ou com a sua ocupação muito esparsa. Peruíbe ainda possui uma enorme oferta de terrenos vagos disponíveis à ocupação e, ao mesmo tempo ocorre a existência de uma ocupação irregular em áreas impróprias à moradia, como os fundos de vale, mangues e encostas de morros. Essa região se encontra muito precária em questão de comércios consolidados, consegue-se encontrar alguns em seu centro, existem apenas nos eixos das principais vias e mesmo assim são comércios precários, acarretando várias funções para um só local, a proposta do novo eixo seria se unir ao eixo centro através da Rua Firmino P. dos Santos passando pela Rua Ranulfo de Lacerda se interligando a Rua Variante Peruíbe com a Rua da Estação, e em sequência Estrada Santa Isabel, Rua Lins, Rua Campinas com a ligação na Av. Dr. Tancredo Neves se interligando a Rodovia Padre Manoel da Nobrega. Nesse percurso será feita a implantação de zonas mistas com comércios e moradias utilizando as área abandonadas para requalificação, implantando um complexo que poderá conter mercados, lojas de todas as vertentes, bibliotecas e afins. Na entrada do novo centro implantarei um parque linear com pista de corrida, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, um paisagismo adequado com espaços recreativos e educacionais, já na questão da moradia propus uma requalificação nessas glebas aonde encontrei muitas áreas abandonadas, pouco edificadas e mal definidas, transformando alguma delas em metade parques ou praças, ou também requalificando parques já existentes mas abandonados pelo poder público.

CENTRO PERUÍBE

O centro de Peruíbe localiza-se na Av. Vinte e Cinco de Dezembro no centro sul do município, na parte territorial mais estreita, entre o litoral e proximidades do limite do município de Itariri. Por ser a UIT do centro, a macroacessibilidade faz a ligação para se chegar a qualquer parte do município e principal acesso de São Paulo.

Uso do solo

Conhecido como a sede do município e de ser a parte de ocupação mais antiga, não foi onde recebeu seus primeiros habitantes, mas foi onde surgiu a ferrovia o embrião da cidade. Com a estrada de ferro Santos-Juquiá que Peruíbe recebeu seus primeiros imigrantes, onde a aldeia passou a ser povoada e foi reconhecida através da Lei estadual, como estância balneária devido a peculiaridades naturais e de sua função turísticas

Principais Corredores Viários

Os principais corredores viários estão desenhados em três paralelas, que são Av. Governador Mário Covas Jr, antigamente conhecida por Av. Beira Mar; Av.Padre Anchieta; e por último a antiga linha ferroviária pela Av. Luciano de Bonna terminando com o nome de Rua Terezinha Rodrigues Kalil,e do outro lado pela rua Riachuelo que termina com o nome Rua da estação.

Uso Residencial

Sua ocupação predominante é residencial horizontal, com presença de comercio e serviços diversificado nos corredores comerciais e pequenos estabelecimentos espalhados por todo o centro. O padrão de renda é bem diversificado, apesar de haver na por porção central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com