TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇAO E ANALISE DE PROJETOS

Tese: ELABORAÇAO E ANALISE DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Tese  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS

Antes de elaborar um projeto é necessário saber a sua definição. O Projeto é um processo formado por um grupo de atividades que são coordenadas e controladas com datas de inicio e fim, visando atingir um objetivo tendo como aspecto relevante as limitações de tempo, custo e recursos.

Todo e qualquer projeto possui as seguintes características:

Temporalidade, singularidade (unicidade): Todo projeto difere de algum modo de um outro, Incerteza, Complexidade (Depende do nº de tarefas envolvidas), Grau de precisão do objetivo (depende do grau de incerteza e do grau de complexidade, sendo essas grandezas inversamente proporcionais ou seja quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do objetivo e vice versa, essa relação é conhecida como “Cubo da Incerteza”). Por qual motivo um projeto deve ser gerenciado?

Para evitar surpresas durante a execução dos trabalhos, desenvolver diferenciais competitivos e com isso agilizar o retorno sobre o investimento e a tomada de decisões sobre o planejamento e controle do projeto, otimizar a utilização dos recursos envolvidos e gerar conhecimento para projetos futuros.

Requisitos para um projeto bem sucedido

* Obedecer os prazos e o orçamento previsto com o mínimo de alterações em seu escopo, utilizar eficientemente os recursos, atingi a qualidade e o desempenho desejados; ter aceitação sem restrições pelo cliente do projeto; ser executado sem interrupção ou prejuízo nas atividades normais da organização e ter foco no tipo de estrutura organizacional.

Iniciação: identificação da necessidade e do escopo do projeto

Planejamento: detalhamento do projeto

Execução: executar as atividades do projeto

Monitoramento e controle: controle do que está sendo executado e ações corretivas

Encerramento: avaliação de tudo o que foi feito no projeto

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »