TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEMENTOS MATEMÁTICOS DO PÔQUER: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO TEXAS HOLD’EM

Por:   •  26/4/2017  •  Monografia  •  4.432 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

ELEMENTOS MATEMÁTICOS DO PÔQUER: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO TEXAS HOLD’EM

Everton Silva dos Santos

Resumo. Sempre que ouvimos falar de pôquer, e torneios de pôquer, a primeira coisa que nos vem é: dinheiro, muito dinheiro, sim! Bons jogadores de pôquer ganham muito dinheiro em grandes eventos como a World Series of Poker. O que muitos não sabem é que por trás de toda a glória e sucesso, existem intermináveis horas de estudos e de preparação de estratégias, entre os assuntos estudados, esta a matemática, fator decisivo neste jogo. Nas páginas a seguir, além de conhecer melhor o jogo, você conhecerá também a matemática envolvida nele, e verá que este jogo também pode ser, e já é utilizado como ferramenta de ensino.

Palavras-chave. Matemática, Pôquer, Estatística, Probabilidade, Ensino, Jogo.

Sumário

Introdução        2

A história do pôquer        4

Pôquer, como jogar e suas combinações        5

A matemática e o pôquer na sala de aula        7

Conclusões        11

Referências Bibliográficas        12

Introdução

Com a internet, vieram às facilidades de acesso à culturas e tradições que até então nos eram desconhecidas ou que não eram comuns ao nosso estilo de vida; uma delas é o pôquer, que nos últimos anos viu no Brasil, um país em ascensão no segmento, o crescimento e o surgimento de grandes profissionais e o aparecimento de cada vez mais jogadores. Este jogo chama a atenção por um detalhe, é um jogo extremamente matemático, e ao conhecê-lo melhor podemos confirmar isso. Apesar do pôquer ser jogado no mundo todo há muitos anos, foi nos últimos cinco anos que o crescimento tornou-se vertiginoso. Com a chegada do  pôquer on-line, o jogo deixou de ser praticado por poucas pessoas, em poucos lugares do mundo, para ser  praticado por qualquer  pessoa que possuísse um computador com acesso à internet. Por este motivo cada vez mais pessoas procuram conhecer, estudar e entender melhor este jogo (CBTH.ORG, 2013).

Pair, two pairs, three of a kind, ‘straight’, ‘flush’, ‘full house’, four of a kind, ‘straight flush’, dealer, big blind, small blind, bet, call, recall, fold, all in, raise, os adeptos do pôquer já se familiarizaram com estes termos em inglês. Para muitos o pôquer não passa de um jogo de azar, porém, combinando elementos puramente matemáticos este jogo vai além da sorte (ou do azar), se mostrando, extremamente estratégico, matemático, com grandes doses de raciocínio lógico, cálculos rápidos, estatística, probabilidade e até certo conhecimento em como ‘investir’ seu dinheiro.

Para jogar pôquer, é necessário aprender as regras e procedimentos básicos do jogo, os valores das várias combinações de cartas (ver mãos de pôquer) e as regras sobre as apostas e seus limites. Há também muitas variantes do pôquer, categorizadas livremente como pôquer fechado (como o five-card draw), pôquer aberto (como o seven-card stud) e a categoria community card poker (pôquer de cartas comunitárias), mais conhecida como Texas Hold’em, inclusive aqui no Brasil, entre outros. Cada um dos exemplos de categoria citados é um bom ponto de partida para aprender outros jogos do mesmo gênero. Falaremos nas páginas a seguir sobre a categoria community card poker, ou, Texas Hold’em (POKERINFO.PT, 2013).

Há muito ouvimos, constantemente, palavras como possibilidade, probabilidade e somos rodeados e bombardeados por dados estatísticos, seja numa campanha eleitoral, ou em relação ao consumo de certo produto, ou quando ouvimos e vemos estes dados ligados às questões financeiras, muitas vezes não entendemos como este tipo de cálculo funciona e como são feitos, só sabemos que eles existem. No pôquer não é diferente, sempre que ouvimos sobre o jogo, quando o assistimos ou jogamos podemos perceber que tais dados e cálculos também se fazem presentes.

Para este trabalho foi feita uma pesquisa em livros, sites e revistas especializadas em pôquer, estas pesquisas serão direcionadas para a história do jogo as regras e maneira de jogarmos a modalidade Texas Hold’em, e, com as áreas que estão diretamente ligadas a matemática envolvida no jogo, para que o entendimento do leitor fique mais simples, lhe será apresentado o jogo e tal modalidade, assim, antes de conhecer qualquer cálculo referente a ele, o leitor se sentirá ambientado ao jogo e poderá enfim conhecer os cálculos feitos, as probabilidades e estatísticas envolvidas na modalidade Texas Hold’em.

Podemos por exemplo, calcular a probabilidade de uma carta entrar ou não na mesa, ou as chances de ganho e perda em cada rodada, se devemos apostar ou não em devidas sequências de mão ou se devemos simplesmente desistir da atual e aguardar a próxima rodada. Com dados estatísticos podemos analisar oponentes, “prever” um blefe ou “saber” se a aposta é valida e de fato o oponente tem uma mão melhor que a nossa tudo isso com um raciocínio lógico apurado para analisar caso a caso. (GAINES; OWEN, 2010)

Vamos aprender e/ou conhecer melhor a modalidade Texas Hold’em e analisar toda a matemática envolvida no jogo das mesas, e nos jogadores, para podermos entender melhor estas aplicações, e para que com elas o jogo fique mais claro, veremos ainda um novo uso do jogo, em sala de aula, além de probabilidade e estatística, temos a análise de risco, cálculo financeiro e gerenciamento de recursos e estratégia na vida e no jogo. (TOREZZAN; CRISTIANO, ISTO É, 2013).

Afinal, mesmo contando com a sorte (sim ela também é um fator decisivo), como diz Louis Pasteur: “A sorte favorece a mente preparada!” (GORDON; PHILL, 2007).

A história do pôquer

Nunca saberemos exatamente onde o pôquer surgiu, os estudiosos nos levam ao antigo jogo persa do século XVI chamado “As Nas”, que foi provavelmente ensinado aos europeus pelos marinheiros persas.

O As Nas, percebe-se ser um jogo muito semelhante ao pôquer, existindo também uma hierarquia de jogos e mãos bem familiares as do pôquer como trincas e full houses. A origem do nome parece ter vindo de outros jogos não tão semelhantes assim, como o “poque” francês ou o “pochen” alemão, que em tradução simples significam “bater”. Outro jogo com certa semelhança e da mesma época, surgido na Europa é o espanhol “primero”, este também possui certas semelhanças na hierarquia de mãos, só que, um pouco mais complicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com