TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDORISMO E INOVASSAO

Trabalho Universitário: EMPREENDORISMO E INOVASSAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 Empreendedorismo

Empreender não é somente uma questão de acumulo de conhecimento, mas a introjecão de valores, atitudes comportamentos, formas de percepção do mundo e si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e de conviver com a incerteza são elementos indispensáveis. Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em negócios lucrativos. O empreendedor é alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em que contexto será feito.ao definir o que vai fazer, ele leva em conta seus sonhos , desejos, preferências, o estilo de vida que quer ter. Desta forma, consegue dedicar-se intensamente, já que seu trabalho se confunde com o prazer. (Dolabela, Fernando, Oficina do empreendedor, 1999)

Algumas características do empreendedor de sucesso aparecem na maior parte das pesquisas. Mas o estágio de conhecimento em que estamos nesta área não nos permite estabelecer relação de causa e efeito, ou seja, determinar com certeza se uma pessoa vai ou não ser bem sucedida como empreendedora, mesmo que tenha características encontradas nos empreendedores de sucesso. Por outro lado, sem tais características, sabe-se que a pessoa dificilmente poderá alcançar êxito. Porem, o conhecimento sobre o tema já nos permite ajuda aos empreendedores em potencial e os empreendedores de fato a identificar os elementos que devem ser aperfeiçoados para aumentar suas chances de sucesso. Presume-se que, se uma pessoa tem características e aptidões mais comumente encontradas em empreendedores de sucesso, terá melhores condições para empreender. (Dolabela, Fernando, Oficina do empreendedor, 1999)

O empreendedor é aquele que cria equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja , identifica oportunidades na ordem presente. (Kirzner,1973 apud Dornelas, Jose Carlos Assis 2008)

Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas podem também inovar dentro de negócios já existente, ou seja, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas. (Schumpeter, 1949, apud Dornelas, Jose Carlos Assis 2008)

2.3 Inovação

Os sucessos das grandes empresas ou entidades estão na busca por inovações, não significa apenas investir em tecnologia. Pode se manifestar também nas formas radicais de fazer negócios. Ou até mesmo a otimização de métodos organizacionais através da administração em tempo hábil.

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. ( Manual de Oslo,1997).

Essa definição abrangente de uma inovação compreende um amplo conjunto de inovações possíveis. Uma inovação pode ser mais estreitamente categorizada em virtude da implementação de um ou mais tipos de inovação, por exemplo, inovações de produto e de processo. Essa definição mais estreita de inovações de produto e de processo pode ser relacionada à definição de inovação de produto e de processo usada na segunda edição do (Manual de Oslo, 1997)

De cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com