TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCANTOS DE GUAIBA

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Trabalho de Pratica de Ensino:

Observação e Projeto

Parte 1

Elisa Weeck Quintana RA 1543477

Guaíba, 22 de outubro de 2015

  1. Não Escolares:

O local escolhido é a 500 metros da a Igreja Nossa Senhora do Livramento, com mais de 100 anos de história e que tem o nome da Padroeira do município situada na Praça Ns. do Livramento , 48 , Centro, Guaíba  -  RS . A cidade é conhecida também por ser Berço da Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 a 1845.

No Sitio Histórico este espaço de identidade e preservação da história de Guaíba encontramos a Casa de Gomes Jardim, o local foi um marco como ponto de encontro para os líderes da Revolução Farroupilha. É um museu de artefatos da Revolução Farroupilha geralmente seu maior movimento é na semana farroupilha. Localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Livramento.

Há também deslumbrantes belezas naturais, como o Cipreste Farroupilha. Na sombra desta árvore símbolo da cidade foram traçadas estratégias para a tomada de Porto Alegre, em 1835. O cipreste há uns 5 anos atrás quase morreu, então a comunidade gaúcha juntou esforços para conseguir juntar forças para encontrar um meio de salvar seu bem mais precioso desta praça. Localizado em frente a casa de Gomes Jardim.

A Vitrine Cultural é um importante ícone cultural da cidade. Esta casa, além de abrigar a Chama Crioula do Milênio, também é palco para exposições da cultura gaúcha e fatos marcantes da história do rio grande do sul. Situada um pouco mais abaixo na praça onde fica o Cipreste.  

Fora da época da semana farroupilha logo em frente à Hidroviária tem uma excelente opção de turismo que é o passeio de Jardineira, um ônibus com a estética da época de 1920, que realiza um passeio de 50 minutos com saída de hora em hora passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Os pontos acima são alguns deles, o passeio é muito bom na primavera, em meados de setembro. Finais de semana são marcados pós seus passeios.

Uma área ideal para relaxar e contemplar a paisagem única do horizonte de Guaíba é do alto do seu Mirante, que possui um visual belíssimo. Aqui também tem a opção para quem quiser seguir a pé, de descer a imponente Escadaria 14 de Outubro. A vista é sem igual vemos toda a extensão de porto alegre. Situa-se na diagonal da Vitrine Cultural.

2.Escolares:

Em frente à praça do cipreste podemos avistar ao longe o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, conta atualmente com cerda de 1.500 alunos e oferece: Educação Infantil (Jardim de infância, Ensino Fundamental e Médio. Educação Profissional: Técnico em Administração, Técnico em Celulose e Papel, Habilitação Normal e Normal Aproveitamento de Estudos. O seu funcionamento ocorre nos turnos manhã, tarde e noite. É conhecida como a escola mais antiga (criada) do município e a única que oferece o Técnico em Celulose e Papel no Estado do Rio Grande do Sul.   Nessa mesma vista podemos observar todo o centro da Cidade de Guaíba e seu comercio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (292.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com