TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Por:   •  14/11/2016  •  Dissertação  •  3.479 Palavras (14 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 14

ENFERMAGEM EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Adriana Ivone nascimento de Moura Eliza Pantoja Cruz

RESUMO

Quando se fala em câncer, pensa-se logo em algo maligno, O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública, sendo o principal responsável do número de óbitos na população feminina. Esta neoplasia não tem como ser evitada, devida à inexistência de uma causa específica, porém, a partir de um diagnóstico precoce, podemos prevenir uma série de transtornos e sequelas que a doença traz consigo, evitando assim, que a paciente sofra danos maiores. Objetivo: Descrever a assistência de enfermagem no tratamento do câncer de mama, visando à assistência básica antes, durante e após a detecção do câncer. Conclusão: A utilização da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) é usada como recurso básico, mas a enfermagem deve ir, além disso, buscar uma assistência que seja adequada e eficaz para minimizar o sofrimento físico e emocional de todos os envolvidos no tratamento do câncer de mama.

Palavra Chave: Prevenção, diagnóstico e tratamento.

ABSTRACT

When it comes to cancer, just think of something evil, Breast cancer is a serious public health problem, being responsible the number of deaths in the female population. This cancer has no way be avoided , due to the absence of a specific cause , however, from an early diagnosis can prevent a lot of inconvenience and after-effects that the disease brings , thus avoiding that the patient suffers further damage. Objective: To describe nursing care in the treatment of breast cancer, aimed at primary care before, during and after the detection of cancer. Conclusion: The use of SAE (Systematization of Nursing Care ) is used as a basic feature, but the nurses should go further , to seek assistance that is appropriate and effective to minimize physical and emotional suffering of all involved in the treatment of breast cancer.

1 INTRODUÇÃO

O câncer de mama vem ganhando lugar de destaque entre as doenças que acometem a população feminina, é configurando como um grande problema de saúde pública. A enfermagem atua de diferentes maneiras neste processo, Estima-se que, por ano, ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama em todo o mundo, sendo estimado para 2020, 15 milhões de casos novos anuais, dos quais 60% ocorrerão em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher, e o segundo tumor mais frequente na população feminina quer pela sua frequência, quer pela sua mortalidade. O prognóstico do câncer de mama é considerado bom.

Trata-se de como a enfermagem assiste o paciente com câncer de mama, com analisando a ação da enfermagem Pretende-se conhecer desta forma como o enfermeiro promove suas ações para melhorar a qualidade da assistência da paciente demonstrando a relevância para profissionais de saúde que desenvolvem ações de assistência e cuidados à pacientes com câncer de mama, contribuindo para melhoria no atendimento no âmbito biopsicosocial, humanizando o cuidado oferecido pelo enfermeiro, oferecendo subsídios a atividades relacionadas ao ensino, fornecendo uma interação entre paciente e profissional e à sensibilização do profissional à fragilidade da paciente com câncer de mama. A enfermagem tem importante papel no rastreamento mamográfico organizado, sendo parte integrante da equipe multidisciplinar da Unidade da Mama.

PROBLEMA

Como deve ser a assistência de enfermagem ao paciente com câncer de mama?

OBJETIVO GERAL

PROBLEMA

Como deve ser a assistência de enfermagem ao paciente com câncer de mama?

OBJETIVO GERAL

Descrever como atua a enfermagem e assiste o paciente do câncer de mama a, esclarecendo Câncer de Mama como: perceber como a atuação do enfermeiro (a) se faz de diferente no processo do atendimento e cuidados a essas mulheres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

É compreender as necessidades humanas básicas da mulher com câncer de mama; descrever as ações da enfermagem no tratamento de câncer de mama; descrever as principais dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no cuidado ao paciente com câncer de mama.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

A assistência de enfermagem em oncologia evoluiu muito desde seu aparecimento como especialidade. Inicialmente, os profissionais de enfermagem que trabalhavam na área oncológica desempenhavam papéis importantes no cuidado do paciente, através de medidas e conforto para os pacientes cirúrgicos e/ou em tratamento paliativo, no caso de pacientes terminais. Porém, hoje a atuação da enfermagem oncológica cresceu e vai além do cuidado técnico, pois com os novos tratamentos surgiu a necessidade de um trabalho multidisciplinar, voltado não só para o cuidado, mas também para a pesquisa e em principalmente para o psicológico do paciente e de sua família.

A inserção da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico requer conhecimentos, habilidades e responsabilidades. Nesse sentido, as metas devem ser claras e direcionadas ao paciente, sua família e demais pessoas significativas, contemplando os aspectos físico, emocional, social.

A prática de enfermagem em cancerologia deve incluir todos os grupos etários e todas as especialidades da enfermagem, sendo realizada em qualquer ambiente de cuidados de saúde, desde residências e comunidades até instituições de cuidados agudos e centros de reabilitação. Vale ressaltar que a assistência de enfermagem é prestada por uma equipe formada pelo enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, e que suas atribuições estão dispostas conforme do decreto nº 94.406/87, onde o enfermeiro é responsável pela elaboração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com