TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO ACADÊMICO TRANSPORTE DO LEITE E CUSTOS

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Avaliativa: Prointer Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia III, apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística na Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação das disciplinas de Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Taubaté – SP

2015

Sumário

1 - Introdução

2 - Ensaio acadêmico descritivo

3 - Considerações finais

4 - Referências bibliográficas

INTRODUÇÃO

A empresa leite Master atua no ramo de laticínios desde 1995. Este seguimento é considerado delicado, pois sua principal matéria prima, o leite, é altamente perecível, devendo, nesse caso ocorrer grande fiscalização em seu manuseio e transporte.

O transporte é de extrema importância dentro das estratégias, de acordo com Ballou (2001), o custo oscila entre 33% a 66% dos gastos logísticos, o que descreve a intenção das empresas em reduzir ao mínimo as despesas pertinentes a esta ação. Nesta ação, há obstáculos em relação à infraestrutura, tais como a situação inadequada de algumas estradas e vias de acesso. Isso faz com que não só eleve as despesas, mas também a perda de credibilidade dos clientes, uma vez que os danos e a degradação passam a acontecer com mais constância. Nessa perspectiva, iremos apresentar as ideias básicas de estratégias, especialmente transporte. Através de uma pesquisa vamos relatar como empresa leite Master vem tentando reduzir as questões relevantes para o transporte e custos.

• ENSAIO ACADÊMICO

TRANSPORTE DO LEITE E CUSTOS

Uma das principais limitações para auxiliar o desempenho do processo de desenvolvimento, é a relação custo-transporte entre os produtores e a indústria. O leite dentro de sua sequência produtiva, passará por 3 percursos:

a) Primeiro percurso: da fazenda para os locais de resfriamento, o transporte é feito em latões ou a granel;

b) Segundo caminho: dos postos para as indústrias processadoras;

c) Terceiro curso: local de acessibilidade para o cliente.

De acordo com informações apuradas, o custo de locomoção do primeiro percurso é de 4% a 25% do custo final do leite, atingindo 40% em alguns lugares. Esta diferença está relacionada à densidade de produção, indicada como a taxa entre o valor produzido e a distância percorrida pelo veiculo.

A técnica mais usada nos dias de hoje para o recolhimento do leite (primeiro percurso) é a granelização, que é o resfriamento do leite prontamente após a sua ordenha. O leite é armazenado em reservatório expandindo, em que a sua temperatura se situa na faixa de 4 ° C. Com a vinda do caminhão isotérmico, o leite é movido para o caminhão por meio de mangueiras flexíveis, com a ajuda de uma bomba autoaspirante, e não existindo assim, qualquer contato manual.

A coleta de leite em nosso país tem como dificuldade as péssimas condições de vias de acesso ao produtor. O sistema de coleta a granel é uma opção de economia de custos e uma melhora na qualidade do leite.

Um progresso no sentido da definição dos caminhos a serem percorridos pelos veículos coletores é o uso de GPS que busca diminuir os custos através de rotas mais convenientes podendo até reduzir o número de veículos que estão envolvidos na coleta.

Apesar da busca contínua para a diminuição de gastos, constam algumas questões em relação a não utilização da carga concretizada, bem como o uso de frete combinado, aonde empresas competindo na mesma área causa a passagem de dois veículos pegando em um mesmo sentido e ambos com carga não completa.

A compactação da localidade dos fornecedores e postos de coleta também é algo que preocupa a logística. As escolhas ideais podem ser associadas à avaliação ou reavaliação econômica da localidade das usinas, que podem se citar a:

• proximidade com o mercado (de produção);

• cota dos serviços específicos (empresas de logística);

• proximidade de fornecedores (fazendas e cooperativas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com