TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDENDO A CRIATIVIDADE: O COMPORTAMENTO DE PESSOAS CRIATIVAS

Artigo: ENTENDENDO A CRIATIVIDADE: O COMPORTAMENTO DE PESSOAS CRIATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

ENTENDENDO A CRIATIVIDADE: O COMPORTAMENTO DE PESSOAS CRIATIVAS

Um dos principais ‘combustíveis’ para a criatividade é a imaginação. Trata-se de um aspecto intrínseco ao ser humano que lhe possibilita trabalhar e combinar idéias e fatos conhecidos a fim de gerar novas idéias. A imaginação permite o indivíduo formar idéias abstratas e está intimamente associado a capacidade de criação.

Pessoas criativas têm níveis de consciência e atenção maior do que as demais. Isto dá a elas uma sensibilidade elevada, além de estarem sempre dispostas a enxergar novas possibilidades e buscar novas relações entre as coisas. Cabe ainda salientar que elas apresentam duas linhas de raciocínio: divergente e convergente.

O raciocínio divergente faz parte da natureza humana. Os indivíduos criativos utilizam-se de ‘gatilhos’ ou idéias simples para desenvolver idéias mais complexas. Durante o processo criativo, eles fazem uso de componentes da criatividade que auxiliam o momento criativo. Dessa forma, as pessoas criativas:

• Têm um comportamento investigativo e colocam questões, buscando detalhamento nas respostas.

• Geram de muitas idéias, avaliando soluções alternativas.

• Buscam soluções inovadoras e até então não imaginadas.

• São ousados na busca de soluções.

• Têm facilidade abstrair e conceituar novas idéias.

Indivíduos racionando de maneira divergente têm facilidade em elaborar e conceber várias idéias originais. Além disso, eles ficam obcecados na busca de solução para um problema e trabalham com uma série de idéias, veloz e simultaneamente, até encontrar uma solução.

O raciocínio convergente é um modo de pensar no qual o indivíduo procura a solução correta para um problema. Isto é similar a solucionar um problema de física ou matemática como apresentado num livro.

Nesse modo de pensar, o indivíduo faz uso do raciocínio lógico e avaliativo a fim de identificar o real escopo do problema e reduzir o universo de soluções adequadas ao problema. Isto implica em tentar encontrar critérios que delimitem quais soluções são apropriadas ao problema que se tem em mãos. Essa linha de raciocínio é empregada quando se deseja apreciar e avaliar um conjunto de dados e idéias a serem empregados na solução de um problema, bem como geração de uma nova idéia.

Se você fosse questionado a identificar os traços de personalidade de uma pessoa criativa, qual seria sua resposta? Pare por cinco minutos, procure lembrar de ocasiões que você vivenciou onde idéias inovadoras foram apresentadas.

A qual perfil de pessoa criativa você chegou?

Sua resposta deve envolver, pelo menos, cinco traços de personalidade. Esses traços de personalidade amadurecem à medida que o indivíduo contorna eventuais bloqueios de momentos de criação.

O momento de criação de um indivíduo é similar ao momento de descoberta de uma criança. Ambos encontram-se com tempo ilimitado, sem pressão por resultados, sem vigilância e com imaginação e percepção aguçadas. Pode-se afirmar que a ingenuidade de uma criança auxilia no processo de descoberta e aprendizagem dela. O mesmo se dá no momento criativo, em situações de descoberta, no qual o cérebro não trabalha em busca de uma idéia e, repentinamente, ocorre um lampejo.

O comportamento de um indivíduo criativo é resultado da compilação de traços de personalidade. O comportamento dele se molda a partir do desenvolvimento de suas habilidades e da não ocorrência de bloqueios durante o amadurecimento de sua criatividade. Esse processo de ‘lapidação’ de um indivíduo criativo se dá com o exercício e incorporação de determinados padrões de comportamento inerentes ao processo criativo.

Um indivíduo criativo possui padrões de comportamento, os quais podem ser identificados através de sua observação. Exemplos deles incluem:

 Curiosidade extrema;

 Persistência diante de obstáculos;

 Independência em suas atitudes;

 Tolerância a situações de ambigüidade e desordem;

 Desenvoltura e desembaraço na execução de atividades

 Determinação para explorar soluções alternativas;

 Capacidade de empreender longos esforços.

As pessoas criativas apresentam uma ‘mobilidade’ de raciocínio incrível. Elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com