TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM A PROFESSORA DA TURMA

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DA TURMA

Professora: Tatiane Andressa Rodrigues

  1. O que é ensinar?

É educar, transmitir conhecimentos e aprendizados, atendendo as necessidades sociais e emocionais de cada aluno.

  1. Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Escolho de acordo com as necessidades de cada aluno. Procuro recursos didáticos métodos que facilitem o raciocínio das crianças. estudo sempre para me manter atualizada.

  1. Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, Lev Semenovih Vygotsky, facilitando e viabilizando meios que possibilitem experiencias de interação e conhecimento em todos os meus alunos.

  1. Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

Até o momento as relações interpessoais de meus alunos têm sido consideravelmente boas. Talvez por serem quase todos da mesma turminha, desde o maternal, eles mantém  uma boa interação amizade.

No início com relação aos alunos autistas foi necessário um período de adaptação, onde  pude introduzir algumas ações, como combinados, musicalização, na qual abordávamos a valorização do ser humano como único e especial, abrindo a oportunidade dos próprios alunos apresentarem ações que possibilitassem a prevenção de situações de conflito entre outras.

RELATÓRIO

Este trabalho teve seu desdobramento em um instituto de educação infantil, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, em observância da turma do 1° ano do ensino fundamental I.

A metodologia aderida pelo instituto é de turmas reduzidas, o que possibilita um acompanhamento mais apurado dos processos de aprendizagem de seus alunos.

Na turma em questão, estão matriculados 10 alunos, sendo dois deles diagnosticados com Espectro Autista (TEA).

Os alunos são recepcionados pela professora com muito entusiasmo. Há o momento de entrega de atividades, de para casa e caderno de recados(agendas) e segue-se o plano de aula do dia.

Em uma aula bastante participativa da língua portuguesa, foi possível notar a postura de interação e respeito entre os alunos e a professora. Incluindo os autistas, que nesse momento se acomodam nos primeiros lugares da sala para melhor acesso  e observação da professora.

Um dos alunos autistas, apresenta um nível mais elevado do espectro, o que exige uma atenção maior.

O aluno ainda não desenvolveu autonomia e hábitos básicos de higiene e  zelo por seus pertences. Porém está em fase de aprendizado, sendo sempre incentivado e estimulado a realizar ações, que o possibilite desenvolver sua independência.

Em relação ao processo de aprendizagem , o aluno absorveu  alguns conceitos , mas é necessário  desenvolver algumas habilidades como a escrita cursiva, a qual já foi trabalhada, mas necessita de um constante estimulo para sua pratica. O que se torna complicado pois o aluno apresenta uma desassistência familiar no tocante a realização de suas atividades escolares, dificultando seu desempenho.

No tocante a sua interação com os demais alunos, é possível notar um grande esforço dos demais alunos para interagir com ele, em  vários momentos, com êxito em suas investidas, propiciando um ambiente saudável para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com