TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPAÇO SEGURO E JUSTO PARA A HUMANIDADE

Por:   •  26/1/2017  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

ESPAÇO SEGURO E JUSTO PARA A HUMANIDADE

O Desenvolvimento Sustentável busca obter um espaço seguro e justo para a humanidade. Esse espaço pode ser visualizado em formato de “donut”, pois ele está definido entre o piso social dos direitos humanos e o teto ambiental dos limites planetários. Os ideais dessa proposta baseiam-se em erradicar a pobreza e alcançar a prosperidade para todos na medida das possibilidades do uso coletivo dos recursos naturais limitados do planeta.

 Pela vertente da erradicação da pobreza, temos a realidade atual que reflete as desigualdades de distribuição da renda, um cenário de exclusão social e pobreza que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Entre as prioridades para erradica-la está a liberdade das privações humanas críticas, para que, além de livres de privações como fome, analfabetismo, pobreza e falta de voz ativa, elas sejam emponderadas por meio de direitos e recursos necessários. Dessa forma, visando formar uma base social para viver uma vida digna, oportunidades e realizações. Conforme a definição da ONU, “o reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana é a base da liberdade, justiça e paz no mundo”.

Concomitantemente, o desenvolvimento sustentável necessita que o uso dos recursos naturais continue dentro dos limites sustentáveis. Visando assim, manter a Terra no seu estado atual estável, conhecido como Holoceno, ideal para prosperidade das civilizações. Porém, a crescente degradação ambiental pode transgredir os limites biofísicos, causar mudanças abruptas e até mesmo irreversíveis que comprometeriam a base de recursos indispensáveis para a humanidade e afetariam diretamente o atual Holoceno.

Analisando esse contexto, cientistas se reuniram e delimitaram limites sociais e planetários, propondo um conjunto de limites quantificados para o uso de recursos, que inclui processos inter-relacionados do Sistema Terra. Eles visam limitar a operação da economia global, pretendendo evitar mudanças críticas e garantir a resiliência necessária para manter o Holoceno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com