TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAMIRA

Seminário: ESTAMIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

ESTAMIRA

Estamira é a protagonista de um filme documentário brasileiro dirigido pelo Cineasta Marcos Prado,que retrata a vida de uma senhora de 63 anos que após vivenciar muitos sofrimentos desenvolve distúrbios mentais,a mesma passa a sofrer de esquizofrenia um tipo de transtorno mental psicótico severo,uma patologia que altera a personalidade total do indivíduo.

Essa mulher trabalha há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. o local recebe mais de oito mil toneladas de lixo diariamente,e é também sua moradia.Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um,inclusive a dela,como moradora e sobrevivente de um lixão.

Em sua forma de tentar explicar a desigualdade social, ela, relaciona a religião ao conformismo,um mecanismo utilizado para controle das classes social menos favorecida.A mesma demonstra revolta contra o Deus a quem descarrega todo o seu ódio por meio de palavrões por julgar que ele permitiu que fosse estuprada.Isso gera conflito com seu filho que é Evangélico ,que julga a mãe não está doente,mas possuída por espíritos demoníacos.

Sua fala reverbera na mente e a inquieta, fazendo-nos revistar nossos alicerces á procura de rachaduras e danos. A utilização de nossas experiências e observação de mundo para atribuir significância ao que é dito por Estamira, permite que encontremos eco em muito de sua oratória desconexa, figurativa e com alta carga de sua loucura e lucidez,bem como de toda sua história de vida sofrida acumulada em sua pesada bagagem ,que a levou a esse ;estado;.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com