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FILME- ESTAMIRA

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Por:   •  28/4/2014  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  410 Visualizações

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Estamira é uma mulher do povo, trabalhava no aterro sanitário do Jardim Gramacho. Uma Mulher lúcida, tem um discurso apocalíptico, o que teria um Nietzsche antes de mergulhar na escuridão, ou de um Glauber Rocha, na fase em que anunciou ao universo ser o General Golbery do Couto e Silva um gênio da raça, ou um Geraldo Vandré, ao propor uma santa como padroeira do Exército.

Mire e veja: louco talvez seja quem assim a diz — e não é feliz. Estamira jura de pés juntos que é melhor não ser um normal, normoticamente encaixotado na vidinha hipócrita e trivial do burguês com 90% de cifras na alma enferrujada.

Pouco e malmente esquentou bancos de escola. Menos ainda leu Clarice Lispector, nem sabe quem ela foi — nem é afeita à leitura de livros, menos ainda tem rompantes de ser leitora ou poetisa. Contudo, uma poesia alucinada brota, em cascata, por sua boca sempre sorridente, a não ser quando fica brava com a humanidade, e dana a lançar faíscas, estalos de Vieira, em frases cortantes como navalha.

Coerência em sua fala catártica e apoplética quase não há — mas perguntar não ofende, lógica e acessibilidade à mente cartesiana e superficial também não existe nas obras de James Joyce, de Clarice Lispector, de Guimarães Rosa, Sousândrade, e de certos poetas vanguardistas? Como no discurso viperino, lançado às escuta impossível da cidade vertiginosa, repleto de indignação e raiva, que proferiu no lixão, diante de cineastas que a filmavam: “Existe a lucidez e a ilucidez. A gente aprende alguma coisa de tanto lucidar”.

Mais adiante, assumindo a postura de um Antonio Conselheiro de saias, pregando aos fanáticos insurrectos, antes do trágico e covarde assalto final aos casebres de Canudos: “Vocês não aprenderam nada na escola. Vocês só copiam hipocrisias e mentiras charlatais!”. Não bastando o peso da acusação, dirigida a toda a humanidade, e sem excluir a equipe de cineastas que filmava seu discurso apocalíptico: “Eu não sou como vocês, que são apenas robôs sanguíneos!”.

Para Estamira, “Neste mundo de maldades não tem mais o inocente. O que tem, isto sim, por todo lado, é o esperto ao contrário”. Comovente de se ver é o prazer de Estamira no cozinhar para suas netas, que de vez em quando a visitam, em seu barraco, na favela. Ou a ternura e cuidado com que cuida de seus muitos cães e gatos. Tudo em seu casebre é limpo.

Psiquiatras que lhe passam remédios para amenizar o que chamam de surtos de alucinação, tratam de Estamira como uma delirante, apenas. Não é de se espantar: Lima Barreto, Antonin Artaud, Cruz e Sousa, José Décio Filho, e outros gênios da literatura foram internados como doidos de pedra — sendo que este último escreveu suas melhores obras no hospício, entre uma e outra sessão de eletro-choque.

Para não dizerem que não terminei esta crônica com os dizeres de estamira, vão aqui mais umas faíscas de seu lucidar delirante: “Tempo eterno é tempo infinito, mas tem o além e o além do além. Nenhum cientista foi até o além, quanto menos no além do além. Para mim, tudo o que nasce é nativo, isto é, natal”.

Este documentário mostra como nossa sociedade é perversa a ponto de excluir indivíduos, classificando-os como grupos minoritários desta sociedade, vetando sua participação como ser social que têm direitos e deveres, e tem como idéia central a loucura e miséria. Temos como pressuposto teórico Karl Marx que desvela brilhantemente esse sistema capitalista e sua ideologia. Revela o processo de trabalho e questão social, que faz essa sociedade ser injusta e desumana."O capital só se produz onde o detentor dos meios de produção e de subsistência encontra, no mercado, o trabalhador livre que vem aí vender sua força de trabalho, e essa única condição histórica contém todo um mundo novo". (Marx, 2005, p.90).

Os indivíduos que não tem a oportunidade de mostrar seus talentos, ou melhor, de vender a sua força de trabalho é excluído dessa sociedade, e o documentário de estamira mostra muito bem este processo, ela é tida como louca, mas conhece a realidade perfeitamente. E viver essas mazelas que esse sistema capitalista traz é viver uma construção social de desumanidades feita pelo próprio homem. o lixão do jardim gramacho. E o chocante para ele além do mar de lixo e seu cheiro fétido era ver crianças, homens e mulheres que ali se encontravam, sem nenhuma assistência, misturados ao caos daquele cenário de abandono e tristeza. O curta-metragem conta uma história de uma senhora de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais, que mora e trabalha há mais de 20 anos no aterro sanitário de jardim gramacho, uma local de abandono por parte da sociedade, que recebe muitas toneladas de lixo produzido pelo estado de Rio de Janeiro. É interessante como estamira se expressa diante as gravações demonstrando lucidez e muita tristeza por tanto desperdício que os indivíduos cometem encontrado no lixão, e ao mesmo tempo mostra a forma de superar uma realidade insuportável de ser vivida por muitos indivíduos excluídos da sociedade. E é dos restos que muitas pessoas conseguem encontrar vida e alimento para sua sobrevivência. Estamira é uma pessoa questionadora e renega Deus por diversas razões, mal sabe ler e escrever, mas tem uma capacidade impressionante de explicar todos os fenômenos naturais e humanos, completamente lúcida. Estamira sofreu maus tratos, momentos antigos que refletem em seu cotidiano vigente que, ao decorrer do documentário, explica o seu estado emocional. Sua avó a levou para um prostíbulo, aos 12 anos. Saiu de lá aos 17 anos para casar-se, e o marido passou a traí-la, e ela o deixou. Com um novo casamento, foi morar no rio de janeiro, o novo marido, com quem teve seu segundo filho, passou a traí-la também e achando pouco o que fazia com Estamira a fez internar sua própria mãe em um hospício, também doente mental. O casamento desandou e Estamira saiu de casa abandonando o marido, e a primeira coisa que fez ao separar-se foi tirar sua mãe do Hospital Pedro II, chamado sanatório psiquiátrico, muito conhecido pelos maus tratos aos seus pacientes internos. E após todos esses transtornos em sua vida Estamira passou a ter delírios, e é através de suas alucinações que encontra formas de se vingar ao que passou e escapar do seu passado vivenciado. Ela é contra a alienação do homem, critica uma suposta sociedade de controle que tem uma estrutura para calar as vozes dos rebeldes que pede atenção à esfera política que é o estado, que se diz fazer o bem comum. Tem três filhos, uma foi criada por outra família permanecendo dois com ela, que demonstra a tristeza de ver a mãe nessa situação. Sua casa é humilde e lá guarda e aproveita muitas coisas encontradas no

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