TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Estamira

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Escola:

Ciências Jurídicas e Sociais

Curso:

Serviço Social

Professor(a):

 

Unidade:

Guará II

Data:

27/11/2015

Disciplina:

Aluna: Elizabeth da Silva

O Filme Estamira X Sentidos da Sustentabilidade Urbana e a Cidades Sustentáveis Antagonismo ou complementaridade


Estamira é um filme que retrata a vida de uma senhora de 63 anos que após vivenciar muitos sofrimentos desenvolve distúrbios mentais, e passa a sofrer de Esquizofrenia um transtorno mental psicótico severo.  Ainda sofrei abuso sexual pelo seu avô desde a sua infância, no início da sua adolescência foi obrigada a se prostituir e a viver em um prostíbulo.

Em sua forma de tentar explicar a desigualdade social, Estamira, relaciona a religião ao conformismo, um mecanismo utilizado para controle das classes social menos favorecida. Demonstra revolta contra o Deus a quem descarrega todo o seu ódio através de impropérios por julgar que ele permitiu que fosse estuprada.

Estamira é a guardiã do lixão, e como “cidadã do lixo”, ela faz do lixo moradia, alimento e terapia, integrando com àquele local como parte dela.  Mesmo com as incertezas quanto ao futuro de nossas cidades, Estamira, tem função combativa: denuncia o descaso em relação ao meio ambiente, aos “refugos humanos”, aos “loucos”.

Não há lamento em Estamira, assim como não há lamento entre os catadores de material reciclável desse nosso Brasil. O que há é uma resistência, sobrevivência e sustentabilidade, alertando-nos sobre o quanto podemos aprender com “eles”. Como devemos nos preocupar mais com o meio ambiente, evitando o consumismo desenfreado que não só o Brasil está passando, mas o mundo inteiro sofre com esse pensamento desafiador, impulsionado pelas grandes marcas do mercado capitalista.

O alerta sobre a potencialidade do lixo e sua capacidade de “incomodar” o equilíbrio da Terra foi lançado pelo próprio planeta, através da exacerbação de problemas, até então, ignorados, como o aumento gradativo do buraco na camada de ozônio e do aquecimento global, provocados pela emissão de gases poluentes. Onde entra a noção de sustentabilidade remete antes à lógica das práticas, em que efeitos práticos considerados desejáveis são levados a acontecer, do que ao campo do conhecimento científico, em que os conceitos são construídos para explicar o real.

Apesar de Estamira não ter conhecimento cientifico sobre sustentabilidade, o seu conhecimento adquirido na pratica lhe torna conhecedora de boas práticas ambientais. Aplicada ao espaço urbano, como noção de sustentabilidade, os riscos e incertezas de nossos lixões.

Estamira, portanto, embora se mostra sozinha nessa jornada, representa, em vários aspectos, um exército de desvalidos que sobrevivem graças ao lixo e têm suas vidas norteadas por ele. O nome próprio que se multiplica através de Estamira é o da miséria – em todas as suas acepções. O que caracteriza aquelas subjetividades é, preponderantemente, o lixo, que se faz vestimenta, alimento, casa e filosofia de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com