TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICAS E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: ESTATISTICAS E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1– INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

2 – DESENVOLVIMENTO........................................................................................2

2.1 – ESTATISTICAS E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL...................................2

3 – CONCLUSÃO...................................................................................................10

4 – REFERÊNCIAS ................................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

A estatística na organização empresarial é uma poderosa ferramenta que proporciona a visualização de dados que podem levá-la ao sucesso ou ao fracasso, utilizada na tomada de decisão a estatística atua lado a lado com os empresários e cotidianos empresariais. Além de permitir fácil visualização de informações, é possível apresentar gráficos e tabelas na demonstração de resultados. Possibilita analisar qual é a tendência do mercado para onde a organização deve seguir com a sua estratégia, até analisar dados da satisfação dos funcionários com relação à empresa, faturamento, vendas, metas, atendimento ao cliente, etc. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das entidades.

Ao Iniciar uma atividade empresarial requer do investidor o pleno domínio da atividade que se propõe a iniciar. Neste sentido, tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está inserido, sua capacidade gerencial, é um fator de fundamental relevância para o bom desempenho do negócio.

2 – DESENVOLVIMENTO

2 .1– ESTATISTICAS E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

1) A estatística por meio da analise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Distribuição de probabilidade pode ser usados para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário, eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

2) O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.

Não. Porque Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas. Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística.

3) De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Em uma organização empresarial, os métodos estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e de demandas, e, principalmente, ao conhecimento do mercado e de seu cliente.

Em qualquer país, a estatística é ferramenta fundamental para que se possa traçar planos sociais e econômicos e projetar metas para o futuro. Técnicas estatísticas avançadas permitem estimar com um bom grau de precisão variável como tamanho da população, taxa de emprego e desemprego, índices de inflação, evasão escolar, demanda por determinados bens e serviços, assim como formular planos para atingir as metas programadas de avanço no bem-estar social. Em face da imensa quantidade de dados e indicadores socioeconômicos e demográficos atualmente coletados e analisados pelos diferentes institutos de pesquisa (públicos ou privados), tornou-se inquestionável a importância da ciência estatística nos últimos dois séculos.

4) Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

As organizações devem permitir aos trabalhadores encontrarem um sentido nas tarefas que desempenham, concedendo incentivos adequados que os motivem. As questões salariais são, de fato, importantes na valorização do trabalho, mas não são o fator mais importante, quando as demais necessidades não se encontram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com