TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento populacional e a sociedade do consumo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade de Brasília

Faculdade UnB Gama

Introdução ao Design Automotivo

PROJETO CONCEITO

GAMA-DF
2013

Alexandre

João

Pedro

Tarsilio

Thaynara Rodrigues   09/0133609

PROJETO CONCEITO

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Automotiva da Universidade de Brasília, Faculdade Gama, como requisito para avaliação parcial da disciplina Introdução ao Design Automotivo.

GAMA-DF
2013

ÍNDICE

1        RESUMO        

2        INTRODUÇÃO        

3        OBJETIVO        

4        METODOLOGIA        

5        PROJETO CONCEITO        

5.1        Definindo escopo        

5.1.1        Problemas poluição        

5.1.2        Carro Verde        

5.1.3        Motor híbrido        

5.1.4        Definindo automóvel        

5.2        Posicionamento        

5.3        Mercado        

6        CONCLUSÃO        

7        BIBLIOGRAFIA        

8        ANEXOS        


  1. RESUMO

Este trabalho é um primeiro relatório de um conjunto de relatórios a serem elaborados baseados no projeto de desenvolvimento de um automóvel para a população mundial no ano 2040, dentro do curso de Introdução ao Design Automotivo. O desenvolvimento de um automóvel ocorre em diversas etapas que serão discutidas ao longo dos relatórios. Nesta primeira etapa trazemos o conceito inicial do automóvel.

  1. INTRODUÇÃO

A indústria automobilística é a indústria envolvida com o projeto, desenvolvimento, fabricação, publicidade e a venda de veículos automóveis utilizados para auxiliar no deslocamento e/ou transporte da população, de bens ou serviços.

Para Neville Larica, o “Transporte é a combinação de uma atividade estritamente funcional, que é a habilidade de ir de um lugar para outro por meios mecânicos com a máxima conveniência e o mínimo desconforto, com uma atividade que proporcione satisfação e divertimento”.

Atualmente os automóveis estão entre os bens de maior necessidade, expandindo sua relevância a diversos campos da natureza humana. Em teoria, as pessoas optam por veículos por necessidade. Porém, a indústria automotiva já percebeu que os veículos poderiam ter maior ou menor procura em função de sua aparência, potência, segurança, etc.

Com o aumento da população mundial, a redução de custos de produção, a revolução dos materiais, e com técnicas de fabricação inovadoras, a frota de automóveis cresce a cada ano. Este crescimento trouxe consigo um conjunto de problemas inimagináveis na época da criação do automóvel. A poluição, o barulho, os acidentes, os congestionamentos, são alguns dos problemas oriundos do número excessivo de automóveis nos centros urbanos.

Preocupações com o aquecimento global e o aumento constante no preço do petróleo têm forçado as montadoras a buscar novas alternativas de combustível para os carros. A indústria automobilística tem buscado tomar novos rumos em relação ao controle de emissões de poluentes. Uma boa solução achada por quem trabalha neste ramo foi o carro híbrido, que é uma mescla de carro de motor elétrico com carro de motor a combustão.

Ainda se tem muito que avançar, na área de desenvolvimento de novas tecnologias que fujam dos combustíveis fósseis, pois esses são fontes que estão cada vez mais escassas, e que são os grandes responsáveis pela poluição.

  1. OBJETIVO

Definir conceitos de um projeto inicial de um automóvel, assim como características, mercado, e planejamento global do desenvolvimento final.

 

  1. METODOLOGIA

Como o projeto visa a atender um público futuro (ano 2040), foram feitas pesquisas relacionadas a transportes futuros, uso de fontes alternativas de combustível, novos materiais, população, necessidades, etc. A fim de chegar a uma opção viável de automóvel.

  1. PROJETO CONCEITO

  1. Definindo escopo

Sabe-se que a população mundial cresceu rapidamente e consequentemente houve um aumento no consumo de automóveis. O crescimento futuro da população é difícil de prever. As taxas de natalidade estão a diminuir em geral, mas variam muito entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. A ONU publicou várias projeções da população mundial futura, baseadas nos diferentes pressupostos. O que se sabe é que a população está crescendo consideravelmente ao longo dos anos, e estão cada vez mais buscando uma “sociedade sustentável”.

Com efeito, é importante registrar que a mobilidade social e o aumento do poder aquisitivo alimentam a sociedade do consumo, que por sua vez mantém a rotatividade na compra e descarte de produtos. No mundo onde hoje habitam 7 Bilhões de pessoas, o futuro pode estar fadado ao caos e à poluição, se não forem tomadas medidas preventivas.

  1. Problemas poluição

Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar, tanto em ambientes internos como externos, tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo. Eles emitiram um total de 51 milhões de toneladas de CO2, sendo que somente 10 milhões de toneladas foram geradas por combustível renovável e, segundo os critérios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), devem ser contabilizados como neutros. Outro Gás de Efeito Estufa (GEE), o CH4 foi contabilizado em sete mil toneladas. A maior contribuição da emissão líquida de GEE vem dos veículos pesados movidos a diesel, cerca de 25 milhões de toneladas de CO2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com