TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA DE INTENACIONALIZAÇÃO

Casos: ESTRATEGIA DE INTENACIONALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  8.642 Palavras (35 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ANA PAULA FERREIRA

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CANAIS DE EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FERRERO S.p.A

FLORIANÓPOLIS

2009

ANA PAULA FERREIRA

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CANAIS DE EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FERRERO S.p.A

Monografia submetida ao Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito obrigatório para a obtenção do grau em Bacharel.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Seabra

FLORIANÓPOLIS

2009

ANA PAULA FERREIRA

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CANAIS DE EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FERRERO S.p.A

A banca examinadora atribui nota ___ a esta monografia, que foi julgada adequada à obtenção do título em bacharel e aprovada em sua forma final pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Banca Examinadora:

________________________

Prof. Dr. Fernando Seabra

________________________

Prof. Dr. Francisco Gelinski

________________________

Prof. Ms. Reginete Panceri

Florianópolis, Novembro de 2009.

AGRADECIMENTOS

À minha família, por ter sido base das minhas conquistas. Aos meus pais, Cesar e Marlene, obrigada pelo imenso apoio, carinho e amor, e sobretudo pela paciência com que acolheram as minhas expectativas e anseios. Às, minhas irmãs, Franciele e Alesssandra, mesmo que no anonimato, puderam compreender meus momentos de estudo. Serei sempre grata por isso!

Ao meu querido Giovanni, pelo imenso carinho, pelos auxílios na língua italiana, e principalmente pela paciência durante este difícil período.

Ao Prof. Fernando Seabra, por despertar meu interesse na área de economia internacional, e principalmente por todo o conhecimento e dedicação que me auxiliou na composição e conclusão deste trabalho deste trabalho.

Ao Pessoal da Ferrero/Itália, principalmente à Sra. Filomena Vozzola e ao Sr. Ivan Pavesio pelo grande apoio no fornecimento das informações.

Ao Samuel, por sua valiosa colaboração que me auxiliou no desenvolvimento e conclusão deste estudo. “Obrigada, pelas inúmeras conversas, por compartilhar este grande momento, por grandes ensinamentos, e especialmente por ter o privilégio de ter a sua grande amizade. “Grazie mille!”

Às minhas amigas, de “longa data “,Rafa, Naty, Carol e “Tia Rosa”, por estarem sempre presente durante toda esta caminha. Obrigada por me auxiliarem em muitos momentos difíceis e por tornarem este percurso mais divertido e menos estressante. Aos meus companheiros de UFSC, que se tornaram grandes amigos, Carol Aguiar, Marina e Daniel. A Carol, por todo o companheirismo e por sua valiosa amizade; à Marina, por me apoiar e me auxiliar em fazer o intercâmbio na Itália que foi onde despertou meu interesse e propiciou a origem deste trabalho; ao Dani por sua grande companhia, que tornou este momento menos estressante.

E a todos que de alguma auxiliaram que este objetivo se tornasse possível.

RESUMO

O presente trabalho busca avaliar as estratégias de internacionalização, em termos de investimento direto externo e integração dos canais de comércio exterior, da Empresa Ferrero S.p.A.. Para isso, é abordado um referencial teórico sobre a estrutura do mercado externo competitivo, com um foco particular sobre a internacionalização, abarcando as estratégias de inserção aos mercados exteriores (exportação e IDE), bem como a abordagem da cadeia de valor sob a ótica da integração das atividades. Com base nos pressupostos teóricos, examina-se o ambiente em que a empresa estudada está inserida, assinalando a conformação do comércio internacional de chocolates, o desenvolvimento do setor, e ainda a atratividade do mercado brasileiro sob a perspectiva empresarial, bem como são assinaladas as maiores empresas, com suas respectivas características competitivas. È então com base na revisão teórica acoplado às características do panorama internacional de chocolates, que são analisadas as estratégias de internacionalização da empresa, além de uma análise geral de cada atividade que compõe a sua cadeia produtiva. Os resultados deste estudo inferem que a forma de atuação da empresa nos diversos mercados favorece para consolidação da sua marca o que corresponde à uma força que a empresa possui; por outro lado, a companhia possui um baixo portfólio de produtos, e apesar de estar entre as quatro primeiras no ranking mundial, não assume posição de liderança; é considerado também que a sua estratégia de atuação pode se tornar uma ameaça; e por último verificam-se algumas possíveis oportunidades, dentre as quais a subsidiária brasileira assume uma relevância especial.

Palavras-Chave: Estratégias de Internacionalização, Cadeia de Valor, Ferrero.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1. Análise SWOT .................................................................................................... .....26

Figura 2. A Cadeia de Valores Genéricas ................................................................................ 27

Figura 3. Maiores importadores mundiais de chocolates em 2008 ......................................... 35

Figura 4. Maiores exportadores mundiais de chocolates em 2008 ........................................... 36

Figura 5. Evolução do Faturamento da Ferrero entre 2000 e 2008 .......................................... 43

Figura 6. Organograma do Grupo Ferrero ............................................................................... 44

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com