TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Trabalho desenvolvido com base nos conhecimentos adquiridos nas matérias do primeiro bimestre/2013, do Curso Gestão em Processos Gerenciais que são: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Com base nas informações levantadas, podemos verificar a importância da Contabilidade na organização, seus relatórios, balanços, DRE, mostram aos gestores a situação real do patrimônio da empresa.

O gestor financeiro necessita conhecer muito bem as ferramentas de trabalho para orientar, planejar os investimentos da empresa, orientando, aos interessados da área no que será rentável ou prejudicial à saúde financeira da organização.

Na estatística podemos coletar dados para formação de opiniões e levantamentos em diversos setores da empresa, podendo usar inclusive na vida pessoal.

Palavras chave: balanço, financeiro, estatística, ética.

Sumário

1 INTRODUÇÃO 5

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 6

3.1 Contabilidade 6

3.1.1 – Situação de Liquidez 9

3.1.2 Índices de Liquidez 9

3.2 Fundamentos da Gestão Financeira 11

3.3 Estatística Aplicada 12

4. CONCLUSÃO 16

Referências ............................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O estudo foi aplicado à empresa , que atua no ramo de transporte de cargas empresariais há mais de 16 anos, provando ser uma empresa de confiança e responsabilidade para com seus clientes. Seu mercado está focado em empresas que necessitam transportar suas cargas de qualquer segmento dentro do estado de São Paulo e demais Estados.

A criteriosa escolha de fornecedores, veículos, equipamentos e informatização aliada à equipe capacitada e treinada, proporcionam às suas realizações, especialização, transparência e respeito.

A metodologia utilizada envolve a seleção e coleta de dados realizados por intermédio de pesquisa com os responsáveis por cada área e a análise documental, correlacionando os resultados obtidos aos princípios de contabilidade, fundamentos da Gestão Financeira e estatística aplicada, a fim de promover o auto-conhecimento e a excelência dos serviços prestados ao cliente, através da correta gestão da empresa.

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O principal diferencial em relação às outras empresas atuantes neste ramo tem sido o tratamento cliente, que possui um treinamento e apoio constante, com idéias inovadoras na administração de seu negócio. Além de que, seus colaboradores estão sempre motivados a buscar a excelência em todos os aspectos, talhando dessa forma uma equipe totalmente integrada com seu principal objetivo: prestar o melhor serviço ao seu cliente.

Neste conceito, utiliza-se de uma estrutura organizacional bem definida, onde as atividades são realizadas com interatividade entre os departamentos através de programas desenvolvidos para atender à necessidade de cada setor.

Em relação aos seus fornecedores, a tem o cuidado na escolha, e faz questão da idoneidade dos mesmos e que estejam envolvidos com a responsabilidade social, item este que tem a força de decisão na hora da contratação.

A pratica em sua organização ações voltadas a proteger o meio ambiente, como por exemplo, a reciclagem. Mantém junto ao seu departamento de comunicação e recursos humanos um programa com palestras de conscientização para seus colaboradores e clientes.

Outro fato relevante na ,é a relação com seus colaboradores, que recebem todo apoio do RH para suas questões pessoais e profissionais, com intuito de proporcionar o bem estar, a equiparação e solidariedade. Oferecendo também incentivo para seus estudos e plano de carreira.

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

3.1 Contabilidade

A Contabilidade possui um objetivo próprio que é o de estudo do patrimônio das entidades, auxiliando aos seus administradores na tomada de decisão de forma racional através de seus controles, balanço patrimonial, DRE, razonetes, etc.

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio e através disso podem realizar um bom planejamento tributário.

A partir de informações contábeis corretas, coletadas pelos departamentos contábil e fiscal, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.

Algumas vantagens: oferece maior controle financeiro e econômico a entidade; facilita o acesso às linhas de crédito em instituições financeiras; prova aos sócios a verdadeira situação do patrimônio da empresa.

Abaixo segue balanço patrimonial e DRE dos anos de 2011 e 2012 para ilustrar a situação que a empresa se encontra:

Balanço Patrimonial

Conforme SILVA (2003, p. 39), “ Demonstração contábil que evidencia em dado momento o patrimônio bruto (investimento total), representado pelo ativo (bens+direitos) e como este patrimônio foi financiado; se através de dívidas contraídas com terceiros (passivo) ou se com recursos próprios (patrimônio líquido).”

(em reais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com