TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE HIPERMARKETING

Trabalho acadêmico: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE HIPERMARKETING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

2º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO OTSUKA

POLO IRECÊ-BA

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ¬¬03

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO 04

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO 06

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Como o objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, temos como parte primordial a capacitação de todos os 165 funcionários.

Inicialmente optamos por não mudar o nome da empresa por ser uma empresa já consolidada no mercado que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado).

Quando a estrutura da empresa, esta não foi muito modificada, entrando apenas três novas Gerências, Gerência de Qualidade, Gerência de Controle e a Ouvidoria, a primeira responsável por todo o processo de qualidade dos serviços prestados e constante aperfeiçoamento dos funcionários, e também na qualidade de atendimento ao cliente que é parte fundamental para o sucesso de qualquer empresa, a segunda é a mais pelo controle de gastos e despesas, visto que a parte financeira não esta conseguindo gerir este processo, a terceira e não menos importante é a Ouvidoria, essa nos dará uma posição de como estamos diante dos clientes, através de sugestões reclamação e, colocando o cliente cada vez mais próximo da empresa e com um poder de opinar sobre a melhor maneira de tratá-los.

Como foi observado através do relatório apresentado as vendas no período foram boas, porém os lucros não, pois os custos estavam sendo grande, esse vai ser o principal ponte que a empresa precisa melhorar, ou seja, se reduzir custos para gerar lucro.

Quando ao quadro de funcionário a empresa segue uma linha de contratações através de indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Portanto temos que qualificar esses funcionários para que eles consigam desenvolver suas funções Gerencias mais aprofundadamente como planejamento, organização e controle. Por isso foram criadas três novas diretorias para implantar uma nova administração a empresa.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

Quanto a Estrutura Organizacional da empresa não sofreu muitas alterações, temos os setores estratégico, tático e operacional.

O setor estratégico é composto pela Presidência e as diretorias de controle e qualidade que auxiliam tendo como função principal de coordenar e liderar toda equipe de funcionários e cuida da relação da empresa, de seus clientes e fornecedores

No setor estratégico temos as outras Diretorias que fazem a ligação entre a parte Operacional e o nível Estratégico.

Com isso o supermercado ficará com uma estrutura organizacional bem sucedida, pois possuirá uma boa direção um bom controle, um bom planejamento com uma boa organização.

O administrador fará a função de lider no desenvolvimento de suas tarefas, e proporcionará um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade.

Também terá um bom planejamento que consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, e também uma boa estratégia e ações.

Todas as atividades serão muito bem distribuídas com um só objetivo, que é atender bem o cliente e satisfazer os clientes suprindo suas necessidades.Segue um organograma detalhado da Empresa.

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

Sumário

2.1.Introdução......................................................................................................07

2.2.Objetivos........................................................................................................08

2.3-Desenvolvimento...........................................................................................09

2.4.Curs Oferecidos.............................................................................................10

2.5.Considerações finais.................................................................................... 12

2.1 Introdução

. Em primeiro lugar vai ser realizado um treinamento com todos os Diretores e Gerentes da empresa e, por último, o plano será posto em prática, sempre monitorando o processo conforme os parâmetros estabelecidos

Vai ser criado um trabalho de desenvolvimento de lideranças denominado “Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG”. Esta iniciativa envolveu todos os gestores da empresa e investiu no aprimoramento dos aspectos gerenciais, tendo uma carga horária de 100 horas. Um dos módulos do PDG foi exclusivamente focado na capacitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com