TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO PADARIA "Q PÃO"

Exames: ESTUDO DE CASO PADARIA "Q PÃO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  2.589 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Na ATPS de Teoria Geral da Administração nos foi apresentado um estudo de caso relativo a uma padaria com problemas em sua administração e gestão. Através deste relatório serão apresentadas a situação atual da Q Pão (padaria em estudo) e soluções embasadas em teorias das escolas de administração para resolver os problemas e preencher as lacunas da padaria. Veremos algumas teorias e como estas poderão contribuir para o melhor funcionamento da padaria e como ajudarão o Sr. Bread a melhorar seu método de gestão e administração. Será proposto melhorias em todas as áreas, sugestões do que pode ser feito para mudar o quadro atual e fazer com que a Q Pão volte a ser referência em qualidade e atendimento.

A padaria a ser estudada é a Q Pão, uma padaria tradicional que está na família do Sr. Bread, dono da mesma, a três gerações. Entretanto, a padaria vem enfrentando muitos problemas e dificuldades, tais como: redução das vendas de produtos de fabricação própria (produtos de maior lucratividade); reclamação de clientes sobre a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecidos; reclamação sobre o atendimento; a comunicação interna está comprometida; parece que os funcionários não respeitam mais o Sr. Bread, o mesmo não tem voz ativa com os funcionários quando estes chegam atrasados, faltam ou destratam um cliente; o confeiteiro não tem se empenhado e falta produtos como bolos e doces para atender de imediato os clientes e há também o atraso nas encomendas.

Todas essas falhas e problemas causam prejuízos financeiros e comprometem a imagem da padaria com os clientes.

O quadro de funcionários é composto por: Sr. Bread o proprietário, 3 atendentes de balcão, 2 atendentes de caixa, 1 atendente na cafeteira interna da padaria, 2 padeiros e 1 confeiteiro.

A Q Pão funciona das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados.

Há uma alternação de turnos de trabalho entre os atendentes e padeiros, não há uma escala, e os funcionários acertam entre si os detalhes da escala sem ao menos consultar o Sr. Bread. Com isso, várias vezes ocorre de faltarem devido a mal entendidos no combinado feito entre eles, deixando o Sr. Bread com uma lacuna no quadro de funcionários do dia, obrigando assim a ele ter que cobrir os atendentes de balcão e caixa, além de ter que lidar com fornecedores e as contas. Com essa sobrecarga em cima do Sr. Bread, ele fica sem tempo de supervisionar a qualidade e a linha de produção de seus produtos.

Além de todos esses problemas as finanças da Q Pão também não andam boas, pois para que não ocorra o atraso no pagamento dos fornecedores o Sr. Bread tira dinheiro do próprio bolso para cobrir as despesas. Com isso ele fica sem saber qual é a lucratividade que a padaria oferece e nem quais dívidas são suas.

Como podemos perceber essa é um exemplo de micro empresa sem uma organização específica e com sérios problemas administrativos e de gestão. Há a falta de controle e organização.

De início vamos mostrar como as escolas de administração poderiam ajudar nesse caso. Por exemplo: o processo de divisão do trabalho proposto por Taylor contribuiria, pois segundo essa teoria cada funcionário teria sua função e exerceria somente aquela função. Não haveria desvio de função. Para facilitar, o padeiro ficaria responsável pelos pães, a confeiteira pelos doces e bolos e somente nisso. A utilização dessa teoria proporcionaria uma redução de tempo e desperdício de força de trabalho, pois cada funcionário responsável por apenas uma tarefa trabalharia melhor, pois estaria concentrado em uma única obrigação.

Outra teoria interessante que poderia ser aplicada nesse caso é a proposta por Henry Fayol, a teoria do processo administrativo em que nos conceitua que a administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.Uma outra idéia difundida através dessa teoria é que cada funcionário se especializaria em determinada área, a empresa é dividida em setores e os funcionários fazem parte e devem se especializar em determinado setor. Essa teoria também se encaixa, pois os problemas vividos na padaria são decorrentes da falta dessas cinco funções. Se essas funções passarem a serem executadas veremos resultados positivos. As dificuldades enfrentadas pela Q Pão não são provenientes somente da bagunça feita pelos funcionários, mas sim também pela má administração e gerenciamento do Sr. Bread.

Modelo de gestão administrativa

Ao Sr. Bread sugerimos o modelo de gestão administrativa segundo Mintzberg. O modelo escolhido foi o Empresarial e o Máquina. O primeiro modelo apresenta o tipo mais simples de organização. Sua característica marcante é a centralização das decisões na figura de um executivo ou empreendedor. O segundo modelo, Máquina apresenta a característica de repetição que favorece a uniformidade e a padronização de práticas.

Indicamos estas, pois um dos problemas de maior evidência e que consequentemente provoca os outros é a falta de um chefe, de uma pessoa responsável unicamente pela administração, pelo controle da padaria, além do estabelecimento fornecer uma “espécie” de produto, no caso comestível, acrescentamos pois os mesmos produtos são produzidos todos os dias e seria viável a divisão de responsabilidades do Sr. Bread com um gerente ou um auxiliar administrativo. Com esse modelo as decisões serão tomadas por um responsável, um gerente, ou o próprio dono, e deverão ser obedecidas pelos funcionários. O dono terá o poder maior, porém terá alguém para auxiliá-lo.

O modelo da Burocracia também traria fortes contribuições através do princípio da hierarquia, pois diz respeito a retomada da autoridade do chefe perante os funcionários, imposição de respeito e obediência. Nesse modelo há uma figura central que toma as decisões e estabelece os limites e as regras a serem seguidas.

Administração da qualidade e liderança

Um fato preponderante é que o Sr. Bread não tem voz ativa em seu empreendimento. Seus funcionários não reconhecem sua autoridade e tomam decisões sem ao menos consultá-lo. O Sr. Bread deve assumir a postura de líder, se fazer presente, se fazer ouvir para poder motivar seus funcionários.

Além de um líder o Sr. Bread deve desempenhar o papel de um gerente e para isso ele precisa desenvolver as oito habilidades gerenciais segundo Mintzberg, são elas: habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com