TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO

Artigos Científicos: ESTUDO DIRIGIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE EDUCAÇÃO LETRAS E ARTES

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EMILIA TELES M. ROCHA

SÂMIA GONÇALVES DA SILVA

ESTUDO DIRIGIDO

Rio Branco

2014

EMILIA TELES M. ROCHA

SÂMIA GONÇALVES DA SILVA

ESTUDO DIRIGIDO

Artigo apresentado na disciplina Seminário de Humanidade IV: Cultura e Educação, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Acre como requisito para avaliação N2.

Professora: Tânia Mara Rezende

Rio Branco

2014

Questões:

1 – A relação sujeito-cultura-educação:

Vivemos hoje numa sociedade capitalista com raízes da cultura ocidental. Essa sociedade evoluiu com a industrialização urbana, provocando transformações na vida da família e, o que era de competência familiar, passou a ser da escola, como o cuidado da infância e da juventude. Com esse novo papel da escola, vemo-nos hoje diante de situações que transpõem a transmissão da cultura, fazendo criar tipos específicos de sociedade, determinados modelos de vida e hierarquia de valores.

A educação foi e está sendo dispersa, é necessário a recomposição do conceito de cultura, entendida como uma interlocução com todos, de agentes nutridos por uma filosofia concreta da educação e construção de uma racionalidade dialogada, envolvendo as relações entre os poderes atribuídos aos agentes individuais e sociais que participam da educação: estudantes, pais, professores e representantes da sociedade.

A cultura está fortemente ligada à educação, de outra forma, a educação seria uma ação de práticas esvaziadas, perderia seu significado moderno de elevação dos sujeitos e uma de suas mais fundamentais funções de socialização.

2 – A tridimensionalidade da prática educativa:

O trabalho com a tridimensionalidade envolve um tratamento para o desenvolvimento da sensibilidade, abrangendo uma opção metodológica mais conectada ao ser humano do que à razão propriamente dita. O ser humano é uma rede interligada; o que pensa é fruto de um caminho elaborado a partir de suas experiências individuais e coletivas. Portanto, deve haver a transmissão da cultura objetiva, assim como a dos métodos para cria-la e as atitudes e valores para recriar tudo isso; consolidação da personalidade do sujeito maduro; socialização desse sujeito dentro dos valores comportamentais e universalização dos bens que representam condição de igualdade para todos.

O aluno precisa vivenciar, ultrapassar a vivência e chegar à experiência. A experiência na tridimensionalidade é transformada em conhecimento.

3 – O projeto educacional incompleto de modernidade e sua validade ainda hoje:

A concepção moderna da cultura representava a oportunidade da dignificação do indivíduo. A formação dirigia, criava e recriava. Isso diferencia os sujeitos, distingue as classes sociais e condiciona a relação entre as pessoas. Ser cultivado é associado a estar escolarizado.

O programa da modernidade para a educação continua vigente, embora seja necessário revisar o que foi feito com ele. Aponta como motivo para essa revisão, o fato de que a escolarização universal está longe de ser realidade para todos, situação que se revela na presença dos altos índices de evasão, fracasso, deterioração cultural e analfabetismo funcional. As desigualdades sociais e econômicas, somam-se às desigualdades educacionais.

Hoje, diante de tantas lamentações sobre a obsolescência do que é escolar, diante de tanto psicologismo vazio de conteúdos, diante de tanta preocupação por aquilo que é pessoal, precisamos reler a mensagem da modernidade e não perder de vista um referente devido ao qual a escola chegou a ser e o que realmente é na realidade.

4 – O que significa dizer que a educação serve a projetos culturais?

Um aspecto essencial da educação é ser projeto. Embora a educação se nutra da cultura conquistada, e seja por isso reprodutora, ela encontra seu sentido mais moderno como projeto enquanto tem capacidade de fazer aflorar homens, mulheres e sociedades melhores.

A educação deve servir para aumentar a liberdade dos indivíduos de forma que eles possam criar e desenvolver ideias. A educação é entendida como “viver a cultura”, está ligada à esperança de ascensão, do surgimento de uma sociedade aberta e móvel, um componente da cidadania plena. A educação configura no entendimento de si mesmo que cada indivíduo constrói a partir de um saber, nas relações interpessoais produzindo um código de atuação interpessoal, na construção das relações sociais.

O progresso da educação estabeleceu um vínculo muito íntimo entre a cultura, a formação e a escolaridade universal. O sucesso ou fracasso da pedagogia dependerá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com