TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO)

Por:   •  31/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.636 Palavras (27 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Estudo artigo        4

3        ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – TERCEIRO E QUARTO CICLOS.        7

3.1        As relações professor-aluno e aluno-aluno.        9

3.2        Ensino da matemática para o terceiro ciclo:        10

3.3        Ensino de matemática para o quarto ciclo.        11

4        ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA        13

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR – SUPERVISOR DE CAMPO        15

6        Diario de observação:        17

7        PLANO DE AULA        21

8        estudo da matemática no cotidiano        30

9        CONCLUSÃO        31

REFERÊNCIAS        32

SOUZA, JOAMIR ROBERTO DE; PATARO, PATRICIA MORENO. Vontade de saber matemática: 8° ano. São Paulo: FTD, 2009. 288p. (Coleção vontade de saber).        32

D’AMBROSIO, UBIRATAN. Educação Matemática: da teoria à prática. – 23ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).        32


  1. INTRODUÇÃO

Esta atividade está relacionada ao Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) do 1° semestre de Formação Pedagógica de Matemática,  tem como objetivo descrever em forma de relatório a experiencia adquirida através do estágio de campo, assim como a experiencia na primeira atuação profissional no ensino de matemática, seu envolvimento com as situações de aprendizagem da Matemática no ensino fundamental e o contato com os documentos pedagógicos que norteiam a educação.

Esta atividade foi desenvolvida na Escola Biodiversidade, na cidade de Londrina. Foram 53 horas de desenvolvimento dentro da escola e 47 horas realizando as demais atividades solicitadas dentro da proposta deste semestre. Após o período de observação e em conjunto com a supervisora de campo ficou decidido que o melhor tema para o Plano de aula que deveria ser desenvolvido regência era Polinômios, seus princípios e suas operações.

A Escola Biodiversidade está localizada na Zona Norte de Londrina, na rua Josephina Colombo, S/N, atende crianças do maternal até o final do ensino fundamental I. Sendo uma escola particular, tem um público formado por famílias consideradas classe B, classe C, que residem na região.

O espaço físico da escola é muito bem estruturado e organizado, a escola tem um ambiente alegre e colorido, as salas são decoradas com quadros e adesivos coloridos todos informativos e de caráter motivacional. São sempre duas turmas para cada ano do ensino fundamental, cada turma possui em média 25 alunos. O estagio se deu no decorrer do mês de março/2019 e neste relatório detalharei toda a experiencia e aprendizado obtido com a atividade.


  1. DESENVOLVIMENTO

O primeiro contato com a escola foi através da Pedagoga e do diretor no dia 06 de março/2019, onde foi solicitada a possibilidade do estágio através da carta de apresentação, sendo aceito pela professora de matemática da escola.

  1. Estudo artigo

O artigo indicado na proposta da atividade foi o Livro didático e educação matemática: uma história inseparável de Wagner Rodrigues Valente abaixo segue resenha referente a leitura e interpretação do texto:

Nota-se que a ideia de educação surgiu em 1699 da necessidade de Portugal de formação de militares para a guarnição das fronteiras do país. Porém para o espanto de todos foi só quase 40 anos depois em 1738 que o militar Jose Fernandes Pinto Alpoim chegou ao Brasil, modificando as regras da formação de militares: nenhum militar seria promovido ou nomeado se não tivesse aprovação na aula de Artilharia e Fortificação. Foi de autoria de Alpoim os primeiros livros didáticos de matemática no Brasil: EXAME DE ARTILHEIROS E EXAME DE BOMBEIRO.

Percebemos que desde os primórdios caracteriza-se a dependência a ligação direta entre os livros didáticos e o desenvolvimento do ensino no país.

O texto apresenta a referência histórica do livro HIST´RIAS DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: UMA REFLEXÃO SOBRE UM CAMPO DE PESQUISA de André Chervel. O texto explica de forma clara a vulgata escolar, ou seja quando numa determinada época nota-se que todos os livros didáticos dizem a mesma coisa e assim o autor direciona a responsabilidade do direcionamento do estudo ao historiador, que deve encontrar produção que intendem da origem a um novo modo de organização de ensino – gerando uma nova vulgada.

Como neste texto o autor trabalha a ideia que a história da matemática está intrinsecamente ligada ao livro didático, determina-se que a história da educação matemática está atrelada à transformação das vulgatas.

Ele aponta que isso acaba se tornando um problema pois fica batizado pela busca inicial das produções, assim o texto discorre sobre a dificuldade dos historiadores na busca de texto inovadores. Até o ponto que que o autor se questiona em como ultrapassar essas análise preliminar, baseada na comparação simples de conteúdos matemáticos, afim de transformar os livros didáticos de matemática em fontes para pesquisa histórica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com