TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (6º a 9º anos)

A reforma curricular foi considerada essencial para o desenvolvimento efetivo dos individuos e da sociedade pois se alegou que a escola ainda tinha como objetivo o ensino de capacitação de alunos para ocupar futuros postos de trabalhos .Os PCNs subdividiam-se em 10 volumes sendo o volume 5 de história, que é o foco dessa analise,que está estruturado em duas partes a primeira que envolve :

∘Caracterização da aréa de história;Aprender e Ensinar história no ensino fundamental;Conteúdos: Critérios de seleção e organização de temas transversais e a segunda trata :

∘Especialidades do primeiro e do segundo ciclo ,além das respectivas orientações ditaticas ,metódos e recursos a reflexão de professores e alunos sobre conhecer e o conhecimento histórico e suas relações com a realidade social.

A Proposta do Parametros Curriculares Nacionais de História é proporcionar ao professor da educação basica uma visão clara sobre o ensino desta disciplina bem como seus principais objetivos.

*Objetivos :É possivel verificar neste documento pedagogico o tratamento de três conceitos que estaram presentes em todos os anos de escolaridades;fato historico ;o sujeito histórico e o tempo histórico.

*Metodologia:É importante ressaltar a busca por esses conhecimentos pois o professor estara escolhendo uma concepção de história para transmitir para os alunos o estudo produzido por pesquizadores adaptando a seus objetivos .

No que refere se a questão do tempo histórico podemos observar a presença dos conceitos de diferentes temporaridades e só havera sentindo se estabelecer uma ponte para o cotidiano do aluno,o PCN aponta algumas soluçoes para aproximar o aluno ao contexto.

.

Promover estudos e reflexões sobre a diversidade de

modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade;

Promover estudos e reflexões sobre a presença na atualidade

de elementos materiais e mentais de outros tempos e incentivar

reflexões sobre as relações entre presente e passado, entre

espaços locais, regionais, nacionais e mundiais;

Debater questões do cotidiano e suas relações com contextos

mais amplos;

Propor estudos das relações e reflexões que destaquem

diferenças, semelhanças, transformações, permanências,

continuidades e descontinuidades históricas;

Identificar diferentes propostas e posições defendidas por

grupos e instituições para solução de problemas sociais e

econômicos;

Propor aos alunos que organizem suas próprias soluções e

estratégias de intervenção na realidade (organização de regras

de convívio, atitudes e comportamentos diante de questões

sociais, atitudes políticas individuais e coletivas etc.);

Distinguir diferentes padrões de medidas de tempo, trabalhar

com a idéia de durações e ritmos temporais e construir

periodizações para os temas estudados;

Solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos,

linhas do tempo, propor a criação de brochuras, murais,

exposições e estimular a criatividade expressiva

*Recursos : Os PCNs tambem destinguem maneiras destintas de serem trabalhados os conceitos históricos ;dependendo das escolhas didáticas como livros,videos,documentos históricos ,sitios arqueologicos ,filmes e museu tudo para porporcionar situaçoes pedagogicas previlegiadas como o desenvolvimento de capacidades intelictuais autonomas ,que defendera a constituição da identidade social do aluno.

*Avaliação :Deve se dar de forma diagnostica de intuito de acompanhamento do aprendizado do educando,pois no documento evidencia a preocupação com o ensino de História que desenvolva a conciencia humana,algo que seria alcançado estabelecendo relaçoes entre identidades individuais ,sociais e coletivas .

Uma construção continua do saber ,vista a diversidade cultural que existe neste País,assim os PCNs contribui de forma a nortear as açoes dos docentes mantendo se uma postura critica em relaçoes a tais parametros ,utilizando os de acordo com as demandas especificas dos alunos de acordo com a realidade local.

3- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A história como disciplina tem em vista ,dispertar reflexoes concientes a respeito de aspectos ,economicos,culturais,sociais,formando cidadãos criticos e dispertando no sujeito uma capacidade de analizar o mundo de acordo com seu proprio conceito.

Ao interpretar o passado em relação ao tempo atual compreenderemos melhor a história da humanidade em suas relaçoes como poder ,cultura,e trabalho.A investigação de conhecimentos permite colocar o aluno proximo dos fatos concientizando para interagir com o meio no qual esta inserido sendo como o agente da historia e transformador da sociedade.

*Conteúdos contemplados são de forma clara e sempre com proposito de levar o educando a refletir o passado e a realidade proporcionando a oportunidade de axaminar livremente todas as questões que lhe forem apresentadas,através de atividades ,debates e noticias vivenciadas siguindo em desenvolvimento em ordem logica e sequencial de raciociniofundamentado na valorização do aluno.

*Objetivos fazer com que no geral o aluno sinta parte de uma sociedade participante de seus deveres e direitos politicos dispertando em si a compreensão de cidadão movido a ter cooperação,atidude soliedaria,repudio as injustiças sociais,respeitando os outros e exigindo respeito a si proprio.Que o aluno possa ser capaz de refletir sobre a si mesmo no intuito de formar um cidadão com base solida ,autonomo para fazer suas escolhas a fim de alcançar uma boa vivência social.

*Metodologia os metos então usados serão de projetos de trabalhos ,tidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (574.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com