TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  28/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.755 Palavras (24 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

MAGEANE RESENDE PEIXOTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de estágio apresentado para a disciplina de estágio curricular de Pedagógia Ensino Fundamental I – No curso de Pedagogia. Orientador : profª :Ma. Lilian Amaral Da silva Souza  Tutor eletronico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira Tutor de sala: Maria da Conceição Dias Santos

[pic 4]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

   

     O estagio supervisionado é de suma importancia para a formação do docente , pois atravez dele ,temos a oportunidade de vivenciar o exercicio da profissão que escolhemos  , sendo assim o momento fundamental para o comprimento desta finalidade. Este ato educativo desenvilvido no ambiente escolar teve como fim contribuir para a minha formação assim preprando me para o mercado de trabalho .

     O estagio nos abre espaço para que possamos aplicar o que aprendemos durante  as aulas teoricas , assim propiciando a realidade vivida pelo o profissional , onde tivemos a oportunidade de participar  ativamente de trabalhos reais , conhecendo e atuando em todos os espaços onde futuramente desempenharemos uma função profissional.

          Pimenta [1995,24] defende que a atividade teórica-pratica de ensinar constitui  núcleo do trabalho docente o pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua pratica.

      O presente trabalho e um relatório de estagio curricular obrigatório no ensino fundamental  l do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná [UNOPAR], que fo realizado de 26 de julho de 2019 até dia 19 de setembro de 2019 em uma instituição publica na Escola Municipal Luiz Lazaro Zamenhof , Situada na rua nossa senhora de Fátima nº210, bairro Pequi Eunápolis BA.

      O estagio na educação infantil teve como objetivo aprimorar a pratica em sala de aula ,propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em Situações reais de trabalho envolvendo supervisores, estudantes e campo de

estagio, e onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em  

sala de aula de refletir sobre quais praticas vamos escolher futuramente, quais as

formas de agir dentro de uma sala com criança da educação infantil.

 

      Para a formação de professores ,tal como em pedagogia a reflexão sobre a pratica docente e fundamental para a para que as problematicas existentes no interior das escolas aflorem aos olhos dos alunos , viabilizando uma analise da realidade  propostas que resutem em mudanças  , preparando o futuro docente  para uma atuação transformadora .

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO

 

      A  Escola Municipal Luiz Lazaro Zamenhof, situada na rua nossa senhora de fatima, nº 210, bairro Pequi, Eunapolis Ba. Foi criada pelo decreto de nº 47/84 de 28/08/1984 parecer de autorização n;240/99/08/99 .

A estrutura da instituição escolar em alvenaria e contado com:

- 08 salas, 01 laboratorio de informatica, 01 sala de recursos multifuncionais, 01 sanitário adptado a acessibilidade, 03  sanitários (sendo 01 para funcionarios e os demais para os alunos), 01 secretaria, 01 cozinha, 01 almoxarifado e uma pequena area coberta e um patio descoberto.

      A escola funciona em dois turnos ;manhã e tarde  com a duração de quatros hora e meia . cada turno .atende cerca de 406 alunos distribuidos em 16 turmas .sendo 08 no turno matutino e 08 no turno vespetino ,com as modalidades educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5 º ano e a sala de recursos multifuncionais (atendimento educacional especializado) que atende os alunos das necessidades educacionais especiais. As grades curriculares das modalidades de ensino da escola estão de acordo com a legislação vigente das politicas educacionais do sistema municipal de ensino. E as diretrizes pedagogicas emanadas dos orgãos competente estão de acordo com o artigo 26 paragrafo 2 e 3 da lei 9.394/96 que recomenda trabalhar os conteudos enfatizados a introdução de valores .

       A referida escola foi criada pelo  decreto de n;47/84 de 28 de agosto de 1984, na gestão do prefeito Alcides lacerda. O referido foi uma homenagem ao médico oftalmologista e filosofo Ludwik Lizzer Zamenhof, e mantida pela Prefeitura Municipal de Eunapolis, estado da Bahia, fudamentada na constituição vigente  na lei das diretrizes a base da educação nacional 9394/96 e outros dispositivos legais, respeitando as diretrizes regimentais aqui estabelecidas .

Sua função principal e respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos, respeitando a postura humana e os valores aprendidos; a criticidade  a sensibilidade, a construção social, a criatividade diante das situações dificeis, a esperança, queremos desse modo formar seres humanos com dignidade ,indentidade e projeto futuro.A escola tambem conta um rigoroso padrão de higienização das salas, banheiros, cozinha e secretaria e patio para  a saude e bem estar das crianças e todos ali presente .

      A escola municipal Luiz Lazaro Zamenhof tem como base o Projeto Politico Pedagogico (o PPP) que apresenta as diretrizes e as normas do funcionamento  da escola com o intuito de propor melhorias na qualidadade de ensino, tornando-a democratica, moderna e construtiva .

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Escola :Municipal Luiz Lazaro Zamenhof

Data:03/09/2019

Hora de incio:07:00 / termino da aula :11:30

Professor (a ) regente :Cláutenes

Turma: 3 °(A ) ano ensino fundamental

Estágiario:Mageane Resende Peixoto

Periodo observação 1

     No 1° momento a professora recebeu os alunos no horário em que todos entram em sala as 07:00 da manhã. Após todos estavam sentados ela fez uma oração. Em seguida fez a correção da atividade  de língua portuguesa que ela tinha passado para casa na aula anterior, a atividade foi aumentativo, terminando a correção no 2° momento ela aplicou uma atividade em que os alunos tinha que acrescentar sc,sç,ch,lh e esperou todos responder ,ela pediu a minha ajuda para auxiliar aqueles que tinha um pouco de dificuldade , terminando o tempo que ela estimulou para eles responder ,ela passou em cada cadeira para olhar o desempenho dos seu alunos ,em seguida  foi corrigir no quadro pedindo a participação dos educandos  nesse momento  notei que são bem participativos , em seguida teve a hora do lanche que são da 09 :00 as 09:20 da manhã , retornando para  a sala ela deixou que os alunos descansassem 10 minutos  para começar uma nova atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (93 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com