TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4
  1. ANÁLISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL  - FASE II

          Os Parâmetros Curriculares Nacionais forma criados com o objetivo de  apresentar propostas para os educadores no sentido de orientar os alunos,  sobretudo para que o mesmo encerre o ciclo do ensino fundamental II com conhecimento sobre a importância de seu papel na sociedade , e das garantias sociais que foram adquiridas ao longo dos tempos.

   Os Parâmetros Curriculares Nacionais  são de abrangência nacional,sendo assim trouxe uma harmonização possibilitando aos mais pobres acesso ao mesmo conteúdo pedagógico oferecidos aos mais ricos nas escolas particulares, assegurando assim o acesso ao conhecimento para todos.

  Os Parâmetros Curriculares Nacionais demonstra que tratando se de um país com dimensões continentais, por obvio as realidades são bem diferentes em cada região, e assim caberá aos educadores a adequação a sua realidade local, pois este  documento é uma base para que em cima disto seja elaborado um currículo de acordo com as necessidades de cada um.

         Em sua estrutura organizacional os PCN’s se iniciam com a exposição da concepção da área, para o ensino fundamental, em seguida, definem os objetivos gerais da área, expressando as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória Fundamental, explicitando a contribuição específica dos diferentes âmbitos do conhecimento.

        O documento foi organizado em quatro ciclos sendo que cada corresponde aos 4 anos do ensino fundamental II de tla forma que o estudo/conhecimento seja adquirido de forma homogênea , não segmentada, ou estratificada.

        A tarefa principal dos professores , de acordo com o PCN"s é conscientizar o aluno do que representa cidadania como participação social, seus deveres e direitos políticos, sociais,civis, e ensinando o dever de urbanidade na sua mais completo sentido , que significa dever de solidariedade, empatia, cooperação, repudio a toda e qualquer injustiça, e ou racismo, respeito a toda e qualquer minoria, respeito ao patrimônio público ao meio ambiente, ao próximo e a si mesmo.  

                Cabendo também  ao educador sinalizar que a melhor forma de resolver conflitos é através do diálogo, intermediações entre os conflitos de interesses, pois violência só gera mais confrontos, infelicidade e descontentamentos  para todos que vivem em sociedade.

                Para o ensino da História o educador, de acordo com o PCN"s deverá apresentar o conteúdo de forma interligada com as demais matérias, para que o aluno compreenda as ações humanas , e fatos históricos refletem no meio ambiente, na ciência, no esporte, na geografia, cultura, e indo mais além até na gastronomia e na moda, neste sentido citando sempre a importância da metodologia a ser aplicada para melhor compreensão.

                A proposta PCN"s estimula o debate sobre o tema a ser ensinado objetivando a discussão e o questionamento sobre a importância de se estudar História.

                Os sujeitos da história podem ser estudados de forma individual ou coletiva, identificação do tempo histórico, biológico e psicológico, pois neste prisma pode-se ter uma idéia errônea , uma vez que pode conceito de povo civilizado entenderão falsamente que povos antigo são atrasados, ou não desenvolvidos sem ater-se à idéia de analisar em que época ocorreram aqueles fatos,qual o comportamento social vigente, enfim são nuances que devem ser aprendidas para que possamos viver em harmonia sem fazer juízo prévio de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com