TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  11.241 Palavras (45 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 45

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------ 3

2. ESTUDO DE ARTIGO --------------------------------------------------------------------- 4

3. ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL --------------------------------- 7

4. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA ----------------------- 11

5. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ---------------------------------- 12

6. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA ----------------------------------- 14

6.1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO ------------------------------------------------------ 14

7. ELABORAÇÃO DE PLANO DE UNIDADE ------------------------------------------ 27

8. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) -------------------------------------------- 33

9. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ------------------------------------------------------ 35

10. ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O ESTUDO DA

GEOGRAFIA LOCAL--------------------------------------------------------------------- 38

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------- 41

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS --------------------------------------------------- 42

13. ANEXOS -------------------------------------------------------------------------------------- 43

1. INTRODUÇÂO

O presente relatório possui, entre outras finalidades, expor a experiência obtida para cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II, realizado no CIEP 335 – Professor Joaquim de Freitas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em Queimados - RJ.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) e é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.

No decorrer do estágio foram realizadas observações de aulas, estudo de artigo, análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia, elaboração e análise do plano de unidade, entrevista e a regência, que permitiram a construção deste relatório.

O estágio foi orientado pela professora de Geografia Célia Gomes e autorizado pela diretora Nialen S. Cunha. Trata-se de uma oportunidade única de aliar a teoria à prática docente, momento em que o graduando pode vivenciar a sua prática, conhecendo melhor a sua área de atuação, conviver com os alunos e professores e habituar-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, satisfações, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida. Descobrir as melhores estratégias para cada situação de ensino-aprendizagem é essencial para enfrentar os desafios do dia-a-dia da realidade escolar e este estágio contribuiu imensamente para tudo isso acontecer.

2. ESTUDO DE ARTIGO

Após a leitura do trabalho integral escrito por Aparecida de Oliveira Neves Reis e Deise Fabiana Ely intitulado “Geografia em escala local: um estudo de caso do município de Sertanópolis” é possível entender os diferentes saberes apresentados e analisá-los.

Primeiramente, podemos compreender a respeito da necessidade da escola em trazer a atenção do aluno para o conhecimento e a aquisição de bagagem cultural. Tal ação é fundamental para toda a construção de uma promissora trajetória escolar. As autoras afirmam que temos na Geografia um tema que sempre será interessante, já que ensinamos algo que é próximo da realidade do aluno. Quanto mais conhecimentos esse aluno adquirir em toda a sua vida escolar, maior será a sua capacidade de intervir nos processos naturais, dialogar, criticar, debater, aprender, ensinar, contestar, enfim, extrair o máximo de cada objeto que está em estudo.

Para a realização do estudo apresentado pelas autoras Aparecida e Deise foi fundamental o projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que é o conhecido Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Este tem por objetivo oferecer aos professores de toda a rede pública do Estado do Paraná um programa de formação continuada, por meio do estabelecimento de um trabalho conjunto com diversas Instituições de Ensino Superior (IES).

Transformar atividades de ensino já estruturadas não é fácil, os alunos estão acostumados a receber conceitos prontos e não ter trabalho algum em analisar cada um deles. Nessa proposta, o objetivo não foi substituir os livros didáticos em hipótese alguma, mas o grande desafio foi levar estes discentes a responder ao conjunto de indagações que os conduziam à reflexão e discussão dos conhecimentos que eram apresentados em escala local, na cidade de Sertanópolis - Paraná.

Assim, os docentes passaram o ano de 2007 totalmente afastados de suas atividades junto às escolas, para se dedicarem à formação continuada e em conjunto com seus orientadores, elaboraram um plano de trabalho e um plano de intervenção que culminou na elaboração de um material didático que, posteriormente, foi aplicado nas escolas públicas do Estado do Paraná em 2008. Este trabalho apresenta diversas experiências realizadas nas aulas de Geografia para alunos do Ensino Fundamental. Essa aproximação do conteúdo (teoria) à realidade (prática) dos estudantes busca um diálogo entre os conceitos do dia a dia e os conceitos científicos, melhorando a mediação em todo o processo de conhecimento, despertando interesse e abrindo caminhos para garantir um aprendizado efetivo.

A partir dos elementos da geografia local, o material didático apresenta

descrições de toda a experiência adquirida pelos professores, o material foi todo confeccionado com imagens, a fim de apresentar as paisagens locais e relacionar cada uma delas aos fenômenos que acontecem em escala regional, nacional e mundial. Tudo isso para que os alunos tivessem condições de produzir conhecimentos geográficos imprescindíveis à sua atuação enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.5 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com