TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Gestão

Exames: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  3.498 Palavras (14 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA –

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Tânia Regina Caldini

Tutor de sala: Nayane

Rio Branco

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 04

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 05

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Este relatorio tem a intenção de documentar aqui minha experiencia no decorrer do periodo em que vivenciei na pratica tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estagio, o periodo de duração e as atividades desenvolvidas.

O estagio foi realizado na escola de ensino infantil e fundamental ABC. Durante o estagio foram considerados os aspectos como caracterização dos espaços de atuação o pedagogo, caracterização do espaço educativo – análise da realidade, Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo.

O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática.

São destacados aspectos da instituição observada, desde uma breve apresentação da realidade escolar e, também, havendo a discussão de elementos como a rotina presente no espaço educativo.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A escola ABC, começou a funcionar em 16 de fevereiro de 1991, do amadurecimento de idéia que surgiu da necessidade da época, de se ter mais escolas particulares que pudessem trabalhar com a criança a partir dos primeiros anos. A escola ocupa, hoje, uma área localizada em um bairro nobre da cidade e dispõe de uma construção condizente com o numero de alunos que recebe, uma equipe preparada e com experiencia para oferecer uma educação de qualidade para todos os alunas, como também orientação para os pais.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE

Descrever o texto tendo como orientaçao as questões da atividade 3 do Plano de Estágio.

A escola ABC fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases, desenvolvento o seu trabalho pedagógico sobre pilares da solidariedade, do respeito e da competência, pois o papel da educação na sociedade é formar cidadãos criticos, formadores de opinião. Isso só será possível com a integração da escola, família e sociedade.

A proposta pedagógica da escola ABC constitui, portanto, um compromisso com o desenvolvimento global de seus educandos, proporcionando condições para que desenvolva suas potencialidades, convergindo os seus objetivos para os fins mais amplos da educação nacional.

Educador goza de autonomia, dentro das balizas do Projeto Pedagógico ao mesmo tempo em que de ser capaz de uma escuta ativa da opinião do aluno. Pais. Alunos, professores e funcionarios devem ser participes na busca de soluções.

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

- TEMA

A importância do meio ambiente em nossa vida.

- INTRODUÇÃO

Observando a realidade da nossa região, Amazônica, onde todo o mundo tem uma grande preocupação na preservação, nada mais interessante, que as crianças e os jovens de hoje criem uma cultura de preservação do meio ambiente de forma sustentável, para que todos vivam em mundo melhor no futuro

- JUSTIFICATIVA

Notamos no transcorrer da história da humanidade que há uma própria relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua casa e sustento, no entanto, com o passar dos anos esta relação sossegada foi rompida com o surgimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela superioridade econômica e pela produção em larga escala, somada ao alto nível de crescimento populacional, causou uma enorme destruição dos recursos naturais.

Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria não são renováveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com