TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO II SERVIÇO SOCIAL

Dissertações: ESTÁGIO II SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  10.207 Palavras (41 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 41

PROJETO DE EXTENSÃO 2014/1

6º SEMESTRE – ESTÁGIO II

Resolução Consepe nº 121/2009

REGIANE VARGAS

EAD 00684777

ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL – BAIRRO LAGOA

PORTO VELHO/RO.

Período de realização: 19 de Maio a 23 de Junho de 2014

Porto Velho-RO

2014/1

REGIANE VARGAS REIS

ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL – BAIRRO LAGOA

PORTO VELHO/RO.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio curricular Obrigatório II.

Orientadora Acadêmica: Marinês Soares de Andrade Silva.

Supervisor de Campo: Mário Carneiro de Oliveira.

Porto velho

2014/1

1.APRESENTAÇÃO

Apresentaremos alguns conceitos relacionados falta de saneamento basico no bairro Lagoa, logo em seguida contextualizarei as informações com a situação do bairro Lagoa localizado na periferia de Porto Velho/RO.

O presente projeto tem como objetivo, mostrar um breve relato do Bairro Lagoa em Porto Velho – RO, referente ao Projeto de Extensão do 6º período de Serviço Social. Onde Foi realizado um levantamento baseado em pesquisa de campo, coleta de dados e entrevistas com as famílias, entidade religiosa, líder comunitário que residem nesta comunidade.

Saneamento básico Lei nº. 11.445, de 05 de Janeiro de 2007. 8. Art. 3º Para os efeitos desta Lei considera-se: I - saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

2. ESTUDO E REGISTRO DA REALIDADE DO BAIRRO LAGOA

Porto Velho é um município brasileiro, Centro regional metropolitano, capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do estado de Rondônia. O município possui uma população de 435.732 habitantes (46º maior município do Brasil) divididos em uma área territorial de 34.068,50 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 12,78 habitantes por km². Também possui a maior população entre todos os municípios fronteiriços do Brasil (o município faz fronteira com a Bolívia). A sede localiza-se à margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas.

Porto Velho tem aproximadamente 75 bairros é uma cidade que esta em desenvolvimento populacional não é diferente de outras grandes cidades, existem pessoas que vivem em situações de pobreza, são aqueles que possuem renda inferior há um (01) salário mínimo.

2.1 ASPECTOS SOCIOECONOMICO

O objeto de observação e pesquisa é o Bairro lagoa, localizado na zona leste da cidade mencionada, com área de 152 km2, contando com uma população de aproximadamente três mil habitantes. O processo de ocupação da área se fez de forma desordenada sem planejamento.

O estudo da realidade no bairro lagoa: Foi iniciado o mapeamento do bairro, a primeira etapa foi o levantamento das lideranças da comunidade, em vários segmentos como: religiosa, saúde, comércio, esporte, cultura e lazer, além de outras lideranças.

As condições de sobrevivência em relação às demandas da população nos serviços públicos são pouco acessíveis, pois no bairro não há serviço de saúde e as famílias tendem a procurar esse tipo de serviço em bairros vizinhos. Sendo a saúde um elemento essencial para as condições de liberdade do ser humano.

2.2 SAÚDE

O brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do planeta. Em tese, isso lhe garantiria um atendimento de saúde universal e decente. Mas não. Só em sete capitais, mais de 170.000 pessoas terão de esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e prontos-socorros, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento. O desafio do ‘governo’ é tornar este sistema mais saudável. (REVISTA VEJA)

Das famílias entrevistadas no território demarcado, nenhuma tem atendimento no domicilio. Parte dos moradores apresenta algum tipo de doença crônica como diabetes, hipertensão, osteoporose, artrose etc., porém a maioria fica sem tratamento médico devido o seu deslocamento para outro bairro, e isso acaba prejudicando a saúde dessa população.

No seguimento da saúde foi encontrada a presença de 01 unidade Básica de Saúde que se localiza no bairro Agenor de Carvalho, na Rua Ester Sales Nº1209 esta unidade atende os bairros adjacentes em casos mais graves os pacientes são encaminhados a UPA que fica localizada no bairro Nova porto Velho e ao Pronto Socorro João Paulo II (hospital de urgência e emergência do município de Porto Velho). O posto de saúde é composto por 01 técnico em enfermagem, 01 enfermeira, 01 médico clinico geral, 01 recepcionista e 01 serviços gerais.

Na parte de análise clínica tem o laboratório, onde são realizados todos os tipos de exames (de rotina). Unidade Básica de Saúde está em boas condições, porém verificou-se a necessidade de ampliação do espaço físico da unidade que está pequeno diante da demanda diária de pacientes. Devido o crescimento da população é necessário que se faça uma ampliação para que mais salas possam funcionar e oferecer um ambiente melhor tanto para os servidores quanto para os pacientes.

2.3 EDUCAÇÃO

Com a educação o homem pode se instrumentalizar e se capacitar profissionalmente permitindo-lhe atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com