TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Trabalho Escolar: ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  19.412 Visualizações

Página 1 de 5

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia, definido como a visão de um grupo étnico que considera suas normas e valores como centro de tudo, ou seja, um preconceito produzido por cada sociedade onde colocam a sua cultura num plano mais importante e julgam as demais como inadequadas. De modo que o individuo acaba rejeitando os costumes dos outros povos, e por tratar-se da negação do outro não é visto como um preconceito inocente.

Uma visão etnocêntrica demonstra desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, ocasionando desrespeito, depreciação por aquele que é diferente e em casos mais extremos originando atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas, podendo atingir proporções drásticas quando culturas supostamente mais frágeis entram em contato com culturas mais avançadas e dominantes.

Um exemplo disto está ligado ao vestuário, como o caso dos escoceses que usam uma saia típica chamada de kilt, na cultura deles é algo comum, porém podem ser hostilizados por quem não pertence à mesma cultura.

• Ideologias etnocentristas

As ideologias etnocentristas buscam justificar seus ataques de preconceito e legitimar sua opressão, neles encontramos fatos históricos que recorrem a motivos para realizar o julgamento etnocentrista. Abaixo estão relacionados alguns exemplos disto:

- Uso de massacres para obrigar povos livres a seguirem determinado tipo de fé, não dando aos mesmos, voz ou poder de escolha.

- O atraso em relação à civilização ocidental, que se auto proclama suprema e superior. Essa ação ocasionava aos demais povos conflitos manifestados através de rebeliões, massacres, além de uma destruição cultural progressiva.

- O racismo, onde a raça branca fica no topo e desqualifica as demais raças. Essa realidade era e ainda e ainda continua sendo, mais presente na Europa, gerando o “Eurocentrismo”.

- O evolucionismo cultural, que como o próprio nome diz, está estritamente ligado ao caminho, a evolução que cada povo percorreu e as etapas culturais que justificam uma cultura perfeita.

• Avatares do etnocentrismo

O etnocentrismo além de formular ideologias e políticas, é também um campo repleto de características. Ele se camufla para apresentar-se de maneira mais suave e permite-se em alguns casos curtir o outro como uma atração política, um show de diferenças e o analisando por suas condutas. O interesse antropológico nesse tema nada tem a ver com o Etnocentrismo em sua forma mais bruta, mas sim com o Relativismo Cultural, que considera que culturas distintas são tão válidas e importantes quanto a nossa.

• Relativismo cultural

Enquanto o etnocentrismo é um preconceito, e suas derivações doutrinárias são ideologias, o relativismo cultural pertence á esfera da Ciência, é um conceito antropológico segundo o qual não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura.

Essa perspectiva entende que existe uma incompatibilidade fundamental entre os sistemas de valores de diferentes culturas e também que não há critérios objetivos que permitam classificar as culturas entre superiores e inferiores, pois todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes. Os defensores do relativismo cultural afirmam que ele é uma forma de dar voz a culturas marginalizadas e acusam a visão evolucionária de etnocêntrica, por derivar de uma disposição humana para classificar outros grupos que não o próprio como inferiores.

O relativismo cultural tem três significados, são eles:

1. Todo e qualquer elemento de uma cultura é relativo aos elementos que compõem determinada cultura. Tudo depende do meio onde esse elemento está inserido, de sua posição em meio a outros níveis e conteúdos da cultura de que se faz parte.

2. As culturas são relativas: todas trazem em si seu padrão de medida.

3. As culturas são equivalentes: ou seja, não há cultura que se sobressaia sobre a outra, cada uma tem seu valor e suas características.

• Conseqüências e repercussões do relativismo cultural

As conseqüências do relativismo cultural são diretamente opostas as do etnocentrismo, e suas repercussões são múltiplas, vejamos exemplos de consequências:

Respeito sincero pela cultura e sociedade dos outros povos; um cuidado extremo com a objetividade; recusa de interferir e de modificar costumes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com