TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo E Relativismo Cultural

Exames: Etnocentrismo E Relativismo Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

O etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, ao mesmo tempo em que procura incutir, em seus membros, normas e valores peculiares. O etnocentrismo, desta forma, trata-se de um valor, errado, primitivo. Ou seja, a visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência.

O fator principal que ocasiona no pensamento etnocentrista é a não aceitação dos diferentes hábitos e costumes de outros povos. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos, estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipoca. Outros fatores como o idioma alheio, os costumes alimentares, as vestimentas, seus deuses e cultos como torpes e ridículos.

Decerto, o preconceito etnocentrista nunca é inocente. É pernicioso, por trazer no seu bojo um elemento da mais alta periculosidade: a negação do Outro como tal.

O Etnocentrismo possui ideologias que buscam justificar seus ataques de preconceito e legitimar sua opressão, neles encontramos fatos históricos e pontuais que recorrem a motivos para realizar o julgamento etnocentrista. Abaixo seguem alguns exemplos:

A) Na época do descobrimento, o uso de massacres para difundir religiões ou condenar outras, obrigando povos livres a seguirem determinado tipo de fé, não dando aos mesmos voz ou poder de escolha. B) Depois veio “época das luzes”, o que agora desqualifica o outro não é o seu caráter “incréu” e sim o atraso em relação a civilização ocidental, que se auto proclama suprema e superior. C) O racismo. A raça branca aparece no topo e desqualifica nessa posição as demais raças, antes frequentemente praticado pelos europeus, para mostrar a superioridade européia. D) O evolucionismo cultural, está estritamente ligado ao caminho, a evolução que cada povo percorreu, assim dizendo que algumas culturas estão na infância ou adolescência da evolução humanas.

O que de fato interessa a antropologia é o Relativismo Cultural, que considera que culturas distintas são tão válidas e importantes quanto a nossa e é instrumento de análise e meio de produção de conhecimentos. O relativismo cultural pertence á esfera da Ciência.

O relativismo cultural tem três significados: A) Os elementos de uma cultura são relativos aos elementos que compõe aquela cultura, só tem sentido em função do conjunto. Sua validade depende do contexto inserido. B) As culturas são relativas, não há nenhuma ou elemento dela que seja considerado perfeição. C) As culturas são equivalentes, não há critérios que sejam definidos como mais ou meno perfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com