TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 4

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

  1. Introdução

Os textos a seguir, descrevem diferentes culturas, o etnocentrismo e relativismo cultural, abordando as principais diferenças.

No qual o etnocentrismo é a atitude pela qual o individuo ou um grupo social que considera o sistema de referencia, julga outros indivíduos ou grupos a luz dos seus próprios valores. Pressupõe que o individuo ou grupo de referencia se considere aqueles que ele julga, e também que o individuo, ou grupo etnocêntrico tenha um conhecimento muito limitado dos outros mesmo que viva na sua proximidade. Já no que se trata de relativismo cultural podemos falar que é um principio que afirma que todos os sistemas culturais são intrinsecamente iguais em valores, e que os aspectos característicos de cada um têm de ser avaliados e explicados dentro do contexto do sistema em que aparecem.

  1. Etnocentrismo

Etnocentrismo visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

Os povos manifestam o seu etnocentrismo em maior ou menor, considerando seu padrão de vida melhor do que o do outro. Nós Brasileiros costumamos dizer que é repugnante o consumos de algumas  iguarias, como, carne de cobra, de ratos ou gafanhotos, são pratos de muitos lugares no mundo, de outro modo os Maometanos e Judeus, não conseguem compreender  como consumimos a carne de porco, considerando um animal imundo como o porco.

Assim existem inúmeros exemplos que nos mostra a tendência de cada povo em considerar o seu modo de vida como perfeito e correspondendo ao que  há de mais avançado do ponto de vista da  convivência social.

Com o aumento do intercâmbio entre diferentes culturas, facilitado pelo avanço das telecomunicações  e dos meios de transporte, o Etnocentrismo é levado ao extremo pode dificultar o relacionamento entre diferentes povos levando ao extremo da violência física e do desejo de eliminação do outro. Podemos dizer também o preconceito racial, o nacionalismo, o preconceito de classes ou de profissão, a intolerância religiosa são algumas de muitas formas de Etnocentrismo.

O que importa neste conjunto de ideias é o fato de que, no etnocentrismo, uma mesma atitude informa os diferentes grupos. Cada um traduz nos termos de sua própria cultura o significado dos objetos cujo sentindo original foi forjado na cultura, do “outro”. O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do outro nos termos da cultura do grupo do “eu”.

Na maioria das vezes o etnocentrismo implica uma apreensão do outro que reveste de forma bastante violenta. Negamos naquele o mínimo de autonomia necessária para falar de si mesmo.

O etnocentrismo exacerbado manifestado pelos diferentes povos que constituíram a Iugoslávia no passado levou-os a uma sangrenta guerra étnica que incluía o genocídio como pratica rotineira durante o conflito

 O Etnocentrismos racial de uma parte dos brancos norte-americanos tem levado a formação de milícias que lutam pela  pureza étnica do pais, utilizam a violência contra os judeu,negros e hispânicos .

A generalização da palavra etnocentrismo extrapolou o sentido exclusivamente de raça ou etnia, passando a ser utilizado em relação a diferentes tipos de sociedades  ou culturas, e ainda formando expressões que apresentam o mesmo conteúdo do termo original.Nesse sentido a expressão etnocentrismo tropical designa a tendência dos povos que vivem nos trópicos e se consideram melhores que outras culturas 

  1. Relativismo cultural

O relativismo cultural é fruto de reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como masnifesta- se como critica as abordagens evolucionistas segundo as quais sociedades e culturas podiam ser classificadas das primitivas as avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da antropologia social, buscando romper com as comparações e a utilização de critérios independentes para emitir o juízo de valor. Assim a cultura so pode ser considerada dentro do seu próprio contexto cultural.

Enquanto o etnocentrismo é um preconceito, e suas derivações doutrinárias

(racismo, evolucionismo cultural etc.) são  ideologias o relativismo cultural pertence à esfera da ciência.

Por um lado, é resultado de muita pesquisa: surgiu depois que a antropologia

adotou como método a observação participante; quando quis ir além da etnografia

descritiva e da etnologia histórica e comparativa e tratou de compreender, isto é, de produzir conceitos, construir modelos que dessem conta da diversida.. Não foi pura coincidência que outras ciências do homem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (176.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com