TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA EM ANTROPOLOGIA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO ETNOCENTRISMO E DO RELATIVISMO CULTURAL

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS – CEJURPS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

PROFESSOR: FRANCISCO ANTONIO BRAUM NETO

CULTURA EM ANTROPOLOGIA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO ETNOCENTRISMO E DO RELATIVISMO CULTURAL

ITAJAÍ

30 DE JUNHO DE 2015

Entre os diversos conceitos apresentados pelo estudo da Antropologia, dois são considerados clássicos: Etnocentrismo e Relativismo. No presente artigo, iremos abordar esses dois conceitos, na concepção de Lévi-Strauss e Franz Boas. Ambos conceitos se referem a cultura, porém, com diferentes definições. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de forma apaziguadora. Isso se deve ao fato que os pensadores que utilizam o Etnocentrismo acabam por considerar uma sociedade e seus valores culturais e sociais como superior às demais. O Relativismo Cultural parte para um principio oposto ao Etnocentrismo, e diz que não existe como comparar diferentes culturas entre si, e que os aspectos que são relativos a cada cultura e que só podem ser analisados dentro dos valores da própria sociedade, sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido, na maioria das vezes imposta pelo Ocidente.

O Etnocentrismo, como já diz o seu nome, é o modo de enxergar de um grupo étnico ou cultural e instituir-se o centro de tudo, se considerando num plano de mais importância que as outras culturas e sociedades. Assim, essa teoria está diretamente ligada ao evolucionismo, por julgar as sociedades pelo seu nível de progresso.  O Etnocentrismo surge nos meados do século XIX, quando a Europa entra em contato com outros povos diferentes aos seus, o que provoca a analise da cultura, tendo inicialmente a Europa como modelo padrão desejável de civilização humana. 
Levado ao extremo, o Etnocentrismo dificulta o relacionamento entre diferentes povos.

 No livro “Raça e História”, Lévi-Strauss faz uma análise sobre o etnocentrismo, e apresenta seus argumentos para o fim da distinção de raças entre humanos, e para isso foca a sua tese no conceito cultura. Para o autor, por mais que existam diferenças culturais, isso não comprova que uma sociedade é mais desenvolvida que a outra. Na verdade, apenas demonstra o desenvolvimento da humanidade através da contribuição entre as sociedades. Em seu livro, Strauss diz:

Estas formas extremas nunca foram resultado de culturas isoladas, mas sim de culturas que combinam, voluntária ou involuntariamente, os seus jogos respectivos e realizam por meios variados (migrações, empréstimos, trocas comerciais, guerras) estas coligações cujo modelo acabamos de imaginar. E é aqui que atingimos o absurdo que é declarar uma cultura superior à outra[1].

O Relativismo Cultural é uma corrente da Antropologia que tem como objetivo entender as diferenças entre culturas distintas, portanto, defende que os valores, princípios morais, são convenções sociais relativas a cada cultura.
Como diz o seu nome, o Relativismo parte do pressuposto que as culturas não podem ser comparadas entre si. A teoria relativista tem como fundamento a ideia de que os indivíduos são condicionados a um modo de vida específico e particular, por meio de processo de endoculturação
[2] para adquirirem seus próprios valores e integridade cultural.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com