TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EUTROFIZAÇÃO CAUSAS E CONSEQUENCIAS

Dissertações: EUTROFIZAÇÃO CAUSAS E CONSEQUENCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 4

EUTROFIZAÇÃO:CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Resumo

Esta pesquisa foi proposta devido ao processo de acelerada degradação da qualidade da água em regiões bastante populosas, o qual resulta em grande parte do uso ocupado de terra inadequados. Assim sendo, este artigo objetiva avaliar a relação entre o estado trófico dos reservatórios,dos rios e afluentes de São Paulo e o potencial poluidor da bacia hidrográfica da contribuição no espaço e no tempo.

O crescimento populacional no entorno das bacias hidrográficas fornecem dados para o cálculo de carga de nitrogênio e fósforo lançada pela população,via esgoto ocasionando assim a degradação, sanitário nos corpos hídricos.

Uma das soluções consiste em controlar a qualidade do tratamento do esgoto ;e o uso da biomanipulação que se torna muito eficiente na redução de entrada dos nutrientes nos corpos hídricos ,e para a preservação das bacias hidrográficas

Palavras chave: nitratos,fosfatos,poluição hídrica

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬1-Graduada do curso de licenciatura em Química da Universidade Camilo Castelo Branco

2-Professora do curso de licenciatura em Química da Universidade Camilo Castelo Branco

Introdução

Do ponto de vista ecológico o termo eutrofização ,é um processo de degradação,que ocorrem nos lagos, rios e reservatórios de água,quando enriquecidos de nutrientes que contribuem com as atividades biológicas prejudicando exessivamente o ecossistema (Embrapa- 1998).

A eutrofização pode ser natural e gradativa ao seu tempo biológico,ou artificial e imposta que correspondem ao esgoto domestico que é derramado em alta escala . Região Metropolitana de São Paulo com uma população de 19,7 milhões de habitantes (2010) trata atualmente em suas 5 estações de tratamento ( Barueri, ABC, Novo Mundo, São Miguel e Suzano) 15,7 m3/s (media de 2010), ou o equivalente ao esgoto produzido por 7,5 milhões de pessoas, de acordo com medições da carga orgânica realizadas no esgoto afluente à cada ETE. Em termos de vazão, o percentual tratado seria de 32%, considerando uma geração de esgotos de 49,6 m3/s estimado com base na produção de água tratada de 67 m3/s levando-se em conta o percentual, medido pela Sabesp, de 26% de perdas físicas de água tratada. Estas estimativas não levam em conta, contudo, a parcela de água captada do sub solo, estimada em 10 m3/s, principalmente pelas atividades agrícola e industrial,(Prof.2000) ,nos rios,lagos,reservatórios de água,das industrias,resíduos provindos da agricultura (fertilizantes,herbicidas,entre outros).Este tipo de poluição pode ser agravado com o desmatamento,a irrigação e a compactação do solo,e a ausência da conservação do solo(Embrapa-1998),desencadeando um aumento significativo de nitrogênio(NO3),e fósforo(PO4),que atingem os cursos de água gravemente,(Scielo 2003).

A anôxia (ausência de oxigênio) é um dos resultados da eutrofização que seria agravada por outros fatores,as algas em decomposição liberam gás metano(muito tóxico)criando assim condições apropriadas para o desenvolvimento de algas´´malignas`` como as cianófitas(algas azuis),(Prof.2000).O acumulo de detritos físicos para as margens das reservas faz diminuir o volume de água,e consequentemente a aceleração da eutrofização que tende a transformar os lagos,rios,reservatórios em verdadeiros pântanos(Prof.2000).

O principal objetivo deste,trabalho é conciêntizar o leitor sobre a importância da conservação dos recursos hídricos no que se refere á eutrofização.

Metodologia

Pesquisas de artigos científicos, revistas cientificas, sites

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com