TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCELSA LOJA DE PERFEIÇÃO – REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

A∴G∴D∴G∴A∴D∴U∴

EXCELSA LOJA DE PERFEIÇÃO – REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

T∴V∴P∴M∴

Ir∴ 1º Vig∴

Ir∴ 2º Vig∴

Queridos Irmãos

S∴F∴U∴

TRABALHO REFERENTE AO GRAU 4 – MESTRE SECRETO

Quando somos iniciados em qualquer grau da Maçonaria, durante a cerimônia, poucas das palavras que nos são ditas nas leituras das instruções ficam gravadas na nossa memória, seja devido à emoção que se sente naquele momento, seja pela surpresa do que nos é apresentado, ou pelo esclarecimento de várias coisas que antes eram nebulosas para nós e que então são vistas com clareza, enfim, é um turbilhão de emoções.

É preciso depois ler e reler o ritual, conversar com o padrinho e com os IIr ∴ mais avançados, buscar outras leituras, refletir, estudar, para conseguir captar a magia que cada palavra nos mostra, pois nada é colocado sem uma justificativa, sem um sentido.

Temos um tempo, um período relativamente longo para galgar os graus, de Aprendiz, de Companheiro e de Mestre. Não adianta acelerar, temos que viver o tempo necessário de cada grau.

E agora, na Loja de Perfeição, vejo que o ritmo é bem mais rápido. Quase que de mês em mês estamos subindo um degrau, e precisamos acelerar os trabalhos, estudos e trabalhos para não perder a programação. O tempo é curto.

E a vida familiar e profana nos ocupa bastante.

O Grau 4, para mim, na sua iniciação, foi uma enxurrada de novos temas maravilhosos a serem explorados: Arca da Aliança, Chave de Marfim, Sanctus Sanctorum do Templo de Salomão, Altar dos Pães Propiciais, todos os símbolos e a decoração do Templo,  uma riqueza de coisas novas a explorar.

Cada um desses temas é merecedor de um trabalho específico, e certamente vou conseguir explorar apenas uma parte de seu potencial de ensinamentos. E tenho apenas um trabalho para apresentar...

Como falei no dia da iniciação, estava bastante ansioso pelo momento de minha entrada no Grau 4, e o dia demorou mais de 6 meses, em função da reforma da nossa Loja, o que me fez exercitar uma das principais virtudes que treinamos na Maçonaria – a paciência, a tolerância.

Mas então chegou o momento em que finalmente entrei nos Graus Filosóficos, começo a cursar os graus de aperfeiçoamento.

E preciso escolher o assunto para o trabalho do Grau 4.

No ritual, na página 22, fala o T∴V∴P∴M∴:

“ Se pensais encontrar aqui qualquer satisfação para vaidades, ambições e grandezas, podeis vos retirar, para não terdes novas desilusões. Se, porém, acreditardes que a felicidade consiste na Caridade, na exaltação da Virtude e no ESTUDO, então podeis permanecer. Ficai conosco e esforçai-vos para despir vosso espírito das paixões que o aviltam, impedindo-vos da serenidade dos sábios.”

Quero destacar uma palavra desta frase: ESTUDO.

Na última sessão de nossa Loja Estrela de Gramado ocorreu a regularização do Irmão Flavio Martini Filho, e na ocasião o nosso Irmão Emilio Jacob Dinnebier, ao saudá-lo, comentou que geralmente quando um profano decide entrar na Maçonaria, vários podem ser os motivos que o levam a tomar a decisão, tais como influência de amigos maçons, curiosidade, interesses, etc, e muitas vezes ocorre também que este profano não encontra o que procurava,  e depois de um certo tempo pede o seu Quite.

Mas no caso daquela noite, disse o Irmão Jacob, quando o Irmão Flavio estava retornando ao nosso convívio, já sabia como funcionava a Maçonaria e desejava voltar, tinha tomado uma decisão madura e pensada e provavelmente definitiva, teria uma vida longa na Maçonaria agora.

Naquele momento, transportei mesma a situação para mim.

Entrei na Maçonaria em 1999, permaneci por aproximadamente 4 anos, pedi meu quite e fiquei afastado até 2011, quando retornei.

E realmente foi diferente este segundo ingresso. Voltei decidido a me tornar um verdadeiro Maçom.

Minhas atividades profanas haviam mudado. Priorizei, depois da família e do trabalho, a Maçonaria. Voltei disposto a cumprir no tempo adequado minhas tarefas de Aprendiz, Companheiro e Mestre. E consegui atingir meu objetivo com relativa facilidade.

E é neste ponto que entra a palavra que destaco neste trabalho: ESTUDO

Repetindo o que está no ritual, " Se, porém, acreditardes que a felicidade consiste na Caridade, na exaltação da Virtude e no ESTUDO, então podeis permanecer.”

Inicialmente gostaria de apresentar algumas definições de estudo:

Estudo é o tempo que uma pessoa gasta na obtenção do conhecimento. É relativo à análise,  avaliação de informações.

É o processo de aquisição de saber. O termo teria como raiz, a palavra ODO, que quer dizer: caminho. Portanto, estudo pode ser o processo de escolha do bom caminho para satisfazer um objetivo.

Pode-se estudar de muitas maneiras, por meios de resumos, leituras,  questões cruzadas por outra pessoa procurando auxiliar na aprendizagem, ou compreendendo as partes mais importantes do tema estudado.

Estudar é aplicar a inteligência para aprender visando a construção de conhecimentos. O estudo como atividade educativa é uma forma privilegiada de aprendizagem.

Considerações em torno do ato de estudar

Paulo Freire

 Estudar requer, de quem a ele se dedica:

a)     Que assuma o papel de sujeito deste ato.

b)     Que o ato de estudar, no fundo é uma atitude frente ao mundo.

c)     Que o estudo de um tema específico exige da pessoa que se ponha, tanto quanto possível, a par da bibliografia que se refere ao tema ou ao objeto de sua inquietude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com