TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXECUTANDO O PROJETO INTERVENÇÃO EM CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3.EXECUTANDO O PROJETO INTERVENÇÃO EM CAMPO DE ESTÁGIO ............6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................7

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio supervisionado III foi desenvolvido na Instituição Casa de Acolhimento Lar da Criança e do Adolescente denominado “Abrigo” vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social neste município, com duração total de cento e cinquenta horas, sendo realizado de 22 de abril a 27 de maio do corrente ano, referente à Disciplina Estágio Curricular III – 7º semestre em Serviço Social na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). As atividades estiveram supervisionadas pela a Assistente Social Naiara Martins da Silva / CRESS nº: 2701 e orientação por Elsa dos Santos Cabianchi / CRESS nº 2627.

O Abrigo Municipal oferece acolhimento de proteção integral a crianças e adolescentes que se encontra em estado de vulnerabilidade social. Tem por objetivo proporcionar em todas as crianças e adolescentes acolhidos uma moradia provisória em um ambiente residencial com estrutura adequada à necessidade para o momento. O objetivo da instituição é acolher crianças, adolescentes e jovens, que estiver em situação de risco pessoal, social ou que tiverem seus direitos violados, vítima de abandono, violência física e sexual ou psicológica, bem como filhos de pais privado de liberdade ou de uso continua entorpecente. Contudo, a Casa de acolhimento concentra a reconstituição do vinculo familiar, só em ultima instância recorrem-se à adoção.

No ano de 1995 devido à demanda do município de Vilhena foi inaugurado e denominado como “ABRIGO” a esta referida instituição, porém a Legislação vigente denomina Casa de Acolhimento. Sendo assim, o município no ano de 2005 realizou o Decreto nº 1.909/2005 denominando Casa de Acolhimento Lar da Criança e do Adolescente. Hoje, essa instituição é gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, e está localizada à Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 921, Bairro Jardim Eldorado e a instituição à Rua: Floriano Peixoto nº 5342, Bairro  5º Bec, Vilhena/RO.

A ação do profissional de Serviço Social dentro da instituição é viabilizar direitos, trabalhando para promoção dos mesmos. Somos profissionais amparados pela a Lei de Regulamentação, juntamente com o código de Ética.  Cabe a nós usar de nosso arcabouço teórico metodológico, através dele, garantir direitos e fazer o melhor para usuário que o nosso principal alvo.  


  1. DESENVOLVIMENTO

No estágio curricular obrigatório III, consiste em vivenciadas distintas, podendo acompanhar experiências distantes da minha convivência particular. A demanda social familiar é muito relevante, com base no pensamento que a família é a base para a sociedade, observei as mais diversas situações de tristezas e poucas alegrias.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Orgânica do Assistente Social, na Lei de Regulamentação da Profissão e no Código de ética da profissão, somos mediadores de direitos, que visa à sustentabilidade de todos os usuários em questão. Aprimorar metodologias adequadas a cada ação realizada destacando as principais leis e diretrizes do Serviço Social.

Deliberação das políticas de atendimento a criança e adolescente, sobre os processos dos acolhidos e a importância do Plano Municipal De Acolhimentos Para Crianças, Adolescentes E Jovens dentro da instituição Casa de Acolhimento Lar da Criança e do Adolescente, permanecendo esta instituição vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao CREAS (Centro de Referencia Especializada em Assistência Social), mantidos com recursos da União e do Município de Vilhena/RO, integrante dos serviços designados de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social.  

São considerados serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade aqueles que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.
Esses serviços visam a garantir proteção integral a indivíduos ou famílias em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares ou comunitários e o desenvolvimento da autonomia dos usuários

Destacando vínculos familiares ou comunitários o projeto tem por finalidade a implantação de parecerias com empresas lojistas no ramo de confecções e calçadas ou empresas interessadas na promoção social entre funcionário e acolhidos, com intuito de manter a instituição com roupas, calçados e matérias escolares, tendo em vista o atendimento integral de crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento e afastados da família por determinação judicial ou por intervenção do Conselho Tutelar.

Conforme o Plano Municipal da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, Crianças e adolescentes em situação de risco podem ser beneficiados com doações de percentuais dos valores devidos ao imposto de renda, realizadas tanto por pessoas físicas como jurídicas. Com base na Lei 12.832/2013, que dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa.

A proposta foi apresentada a Associação Comercial de Vilhena -  ACIV, em forma de palestras para empresários lojistas, atacadistas e seus colaboradores, oferecendo uma reflexão voltada à Dedução Fiscal de imposto de renda na fonte. Com a palestra ministrada por Contador local, enfatizou o interesse dos colaboradores para a ação social, buscando conhecer a demanda da instituição e o objetivo da mesma. Após esta palestra buscamos o interesse dos colaboradores para a ação social, buscando conhecer a demanda da instituição e o objetivo da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com