TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO DE ESTRUTURA EMPRESARIAL

Artigo: EXEMPLO DE ESTRUTURA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 8

EXEMPLO DE ESTRUTURA EMPRESARIAL

1 INTRODUÇÃO

Analisando o RH da empresa GE CELMA, que possui sua sede no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, tendo como atividade o desenvolvimento de reparo e de revisão de turbinas aeronáuticas. Seu faturamento anual gira em torno de 870 milhões de dólares e, atualmente possui cerca de 1000 colaboradores que compõe sua classe trabalhadora. A GE também possui outros polos no país, que desenvolvem outras atividades somando ao em torno de 6500 colaboradores. Internacionalmente a GE possui unidades em vários países, oferecendo serviços de soluções financeiras para empresas e consumidores, saúde, indústria e entretenimento, que oferecem produtos e serviços que vão desde motores de avião, locomotivas e eletrodomésticos até geração de energia, processamento de água e diagnóstico por imagem. Ela atende a clientes em mais de 100 países com isso amplia seu quadro de colaboradores para mais de 320 mil.

Realizando um estudo observamos que a empresa GE foi líder em planejamento estratégico em 1970 e em modelos de processos de qualidade nos anos 90, e, no ano de 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luís Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa concedido pela Associação Brasileira de recursos Humanos – a ABRH-RJ. Através do estudo da estrutura de seu RH podemos analisar o desenvolvimento de gestão de pessoas e da sustentabilidade praticada pela empresa, contribuindo assim notoriamente na área estratégica, visto que, seu reconhecimento ocorreu através da premiação que recebeu no ano de 2008. Pesquisas mostram que o RH tende a ser terceirizado, com isso notamos um grande avanço já que a GE focou seu RH em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores mostrando assim a importância que este departamento possui. No assunto sustentabilidade, focou em meio ambiente e nos colaboradores internos desenvolvendo práticas atualizadas.

2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento dos recursos humanos está intimamente ligado ao desenvolvimento organizacional e ao trabalho operacional no campo da formação. Medidas e conceitos para o desenvolvimento dos recursos humanos são orientados para os requisitos pessoais dos colaboradores. A formação no contexto de desenvolvimento dos recursos humanos já não é orientada, sobretudo tecnicamente, mas é cada vez mais concebida como desenvolvimento extensivo de competências. O planejamento estratégico tem como base três tópicos: missão, visão e valores, eles visam um forte plano de crescimento com o intuito de multiplicar a capacidade produtiva. O papel do RH é suportar o crescimento da organização através do foco em recrutamento e capacitação de seus colaboradores.

“As empresas precisam não ser conformadas, pois é a insatisfação que gera o desejo de progresso e que induz ao esforço de mudança. (Paulo C.)”.

As funções estão bem distribuídas e explicadas por meio de um organograma separadas por nível operacional, tático e estratégico. Observamos que os colaboradores com menor nível de escolaridade ocupam a base da pirâmide e os que possuem maior nível de escolaridade ocupam o topo. Foi desenvolvida a fim de permitir a demonstração de trajetória de carreira dos cargos gerencias e técnicos, um plano de cargos e salários. Exemplificando; um funcionário recém-contratado como auxiliar de mecânico pode chegar ao cargo de mecânico sênior.

O RH da GE Celma seleciona internamente, sempre que cabível, os colaboradores internos, para o preenchimento de novas vagas. Estas são divulgadas nos quadros de avisos e através de e-mail corporativo, Existem também determinadas vagas que podem ser ocupadas por colaboradores em outras unidades por meio de um sistema mundial oferecido pela empresa. Aqueles que desejam fazer parte de seu quadro de colaboradores, a GE disponibiliza em seu site as vagas disponíveis realizando assim o recrutamento externo. Com isso todos podem cadastrar seu currículo para poderem participar do processo seletivo. A partir daí os candidatos passarão por uma sequencia de etapas de seleção desenvolvida pelo RH da empresa, esta irá variar de acordo com o cargo pretendido. Geralmente a seleção se inicia com uma entrevista efetuada por uma pessoa do RH e, posteriormente outra entrevista realizada pela área requisitante da vaga, podendo variar com a utilização de dinâmicas de grupo e testes de conhecimento específicos para posições que exigem nível técnico ou superior. Observamos assim que a empresa adota o modelo misto de recrutamento.

A empresa possui a política de remuneração fixa e variável. Ela aplica a participação nos resultados (PPR) e o bônus que constituem os meios de remuneração variável. Todos os anos os salários são reajustados de acordo com os índices determinados por sindicatos e convenções. Em sua plataforma de benefício podemos citar: Plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, plano de compra de ações da GE, transporte contratado, refeitório, berçário, lazer e seguro de vida.

Com uma excelente equipe, o RH desenvolvendo o planejamento estratégico proporcionou a empresa receber o prêmio de gestão com pessoas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ.

A companhia realiza uma revisão anual da evolução do desempenho e desenvolvimento do seu time. Que se inicia com a avaliação de desempenho do período anterior. Neste processo são analisadas metas estabelecidas para os colaboradores com base nas informações e oportunidades de melhoria. A empresa também realiza treinamentos comportamentais que são em sua grande maioria treinamentos corporativos da escola de liderança da GE corporativa. As promoções são feitas com base na análise anual de desempenho e plano de sucessão dos colaboradores. A empresa trabalha com conceito de que todo gestor sênior da companhia tem obrigação de dar Coaching a pelo menos 2 funcionários anualmente. Nas vagas operacionais com alto grau de especialização, é realizado um grande investimento para o desenvolvimento da mão de obra através de cursos de formação técnica no SENAI.

A GE aplica através da liderança administrativa e do compromisso assumido pelos seus colaboradores, operações de forma segura, que minimize o impacto ambiental de acordo com a lei visando um comportamento adequado de proteger o meio ambiente, a saúde e a segurança. Essa política afeta todas as atividades, como vender produtos, dirigir um veículo a serviço da empresa, adquirir um novo negócio ou prestar serviços ao cliente.

Com a criação da GE Foundation e a GE Volunteers a empresa desenvolve atividades no meio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com