TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Empresarial

Trabalho Universitário: Estrutura Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

*IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa que escolhemos para realizar o trabalho, possui 20 (vinte) anos de fundação, é especializada na venda de máquinas, peças e assistência técnica. A pedido do gerente não divulgaremos o nome da empresa e a sua localização, apenas que além desta existem mais 10 (dez) no Brasil. Para a unidade de Ijui, vamos denominar como Empresa A.

Através de uma breve conversa com o gerente comercial da unidade conseguimos alguns dados de sua criação e desenvolvimento.

* Em 1973 foi onde tudo começou, um empresário fundou uma empresa que atendia apenas recebimentos, armazenamento de grão e comércio de calcário na cidade de Palmeira das Missões/RS, e foi denominada com o nome de Empresa A.

* No ano de 1977, agregou a venda de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas. A partir daí abriu filiais em todo o estado do Rio Grande do Sul.

* Em meados do ano de 1981, começou as atividades na Agropecuária, siituado em mais um estado no Mato Grosso, hoje possuindo 4 (quatro) fazendas totalizando mais de 44.000 ha focados na agricultura e pecuária. Trabalhando diretamente na geração de alimentos.

* Em 1994, inaugurou-se um Hotel, em Palmeira das Missões com mais de 100 apartamentos. No mesmo ano adquiriu a uma concessionária agricola, agregando a Empresa A na venda de máquinas e peças, fazendo assistências técnica.

* No ano de 2000, até então a matriz da empresa estava situada em Palmeira das Missões e no ano de 2000 transferiu-se para Porto Alegre centralizando melhor a sua administração.

* Em 2003, fundou uma empresa com foco apenas na comercialização e distribuição de agroquimicos no atacado, com representação de marcas importantes nos segmentos de herbicidas, inseticidas, fungicidas, adjuvantes e especialidades no RS, PR, SP, MT, MS, GO.

* 2010, fudou a primeira financeira gaúcha focada em soluções de crédito, financiamento e investimento para o agronegócio.

* 2010, foi um ano de mudanças. A Empresa A passou apenas a fazer armazenagem a e comercialização de grãos, calcário e venda de sementes, fertilizantes e defensivos agrícola. Com isso necessitou-se a criação da Empresa B, focada somente na venda de máquinas, peças e especializada em assitência técnica. Com esta divisão, gerou-se escritórios para cada área: a Financeira, a Agropecuária e a de Agroquímicos, criando um grupo de empresas em cada área especifica e facilitando a sua adminitração. Separou também a matriz ficando uma matriz em Porto Alegre para a empresa A e uma outra para a Empresa B.

* 2013. Em 20 de novembro de 2013 todas as empresa juntas alcançaram um faturamento total de 1 bilhão no ano.

* Atualmente a empresa A conta com 38 filias entre os estados de RS, MS e GO e ainda com 11 armazéns no RS com capacidade de 220.000 ton de armazenamento. E a empresa B conta com 11 filias entre os estado de RS e MS.

A empresa A com suas 11 unidades de máquinas, peças e assistência técnica tem um faturamento anual superior a 180 milhões e se encaixa em uma empresa de grande porte.

*MISSÃO DA EMPRESA

A missão das empresas do grupo que trabalham dentro do ramo agrícola é servir seus clientes na venda de calcário, sementes, defensivos e fertilizantes agrícolas. Também, a venda de peças e maquinário agrícola, e assistência técnica especializada direto na lavoura. Além de financiamentos e ofertas de créditos a seus clientes para as próximas culturas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

As estruturas da unidade de Ijui são iguais a de todas as filiais de máquinas. É composta basicamente por 3 (três) setores, onde um dependente do outro.

No primeiro setor está a parte de máquinas, que consiste nos vendedores de máquinas e acima deles há um Gerente Comercial, que dá o suporte necessário.

No segundo setor, há a parte de peças, composta por vendedores de peças, mecânicos, que prestam assistência técnica no campo, e contam também com um assistente para realizar os agendamentos de onde devem prestar os serviços, e para controlar os seus horários. Acima deles ainda há um Gerente Pós-Vendas, dando também um suporte, tanto para peças quanto para a os mecânicos na parte da assistência técnica.

E por terceiro e último há a parte administrativa, o escritório, composta por um assistentente e um coordenador administrativo. Estes, fazem todo

o faturamento e cuidam da parte financeira de máquinas, da mecânica e assistência técnica.

Abaixo, um organograma das unidades:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com