TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, Estrutura Empresarial E A Profissão Contábil No Brasil.

Artigos Científicos: Educação, Estrutura Empresarial E A Profissão Contábil No Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

Educação, estrutura empresarial e a profissão contábil no Brasil profissão contábil no Brasil.

1.1 Educação Contábil no Brasil

A educação na área contábil foi influenciada por uma série de variáveis em diversos momentos da história brasileira. O relato dos principais acontecimentos econômicos, sociais e educacionais, desde o descobrimento até o final do século XX, revela não só sua influência sobre a evolução das ciências contábeis no Brasil, mas também como o ensino nesta área é vital para o desenvolvimento da profissão e para a que este ganhe importância na sociedade.

O curso de Ciências Contábeis foi criado pelo Decreto-lei nº. 7.988, de 22 de setembro de 1945, nos moldes atuais: com duração de quatro anos, concedendo o título de Bacharel em Ciências Contábeis aos seus concluintes.

A evolução e da educação contábil começou no século XIX, com a instituição formal das Aulas de Comércio e do Instituto Comercial do Rio de Janeiro. No século XX, abrangeu o ensino comercial, os cursos profissionalizantes, a criação do ensino superior e a pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade.

No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis. A fim de receberem a titulação de Contador, devem se submeter ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

A sociedade moderna exige que as instituições de ensino assumam sua responsabilidade também no campo social, configura-se uma perspectiva diferente do trabalho que acontece entre professores e alunos, retratando condições e procedimentos que delineam e facilitam os processos de aprendizagem dos alunos, em atendimento às diretrizes estabelecidas pela instituição. Os programas de aprendizagem devem possuir identidade própria e, ao mesmo tempo, possibilitar a integração com outros programas do mesmo período e de outros períodos do curso. Nesse sentido, devem ser construídos a partir da discussão dos professores, com a preocupação de consolidar essa integração.

1.2 Estrutura empresarial contábil no Brasil

Classificação em dois grandes grupos:

a) sociedades anônimas (abertas ou fechadas) = o capital social não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial. Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.

b) sociedades por quotas de responsabilidade limitada = O capital social será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.

Segundo a Junta Comercial (dados de 1998), o tipo jurídico prevalecente no Brasil é o seguinte:

a) firma individual (52%);

b) sociedade limitada (47,6%);

c) sociedade anônima (0,2%);

d) outras sociedades (0,2%

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com