TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO DE ESTUDO - NORMALIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO

Trabalho acadêmico: EXEMPLO DE ESTUDO - NORMALIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 15

ESTUDO DE CASO – PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO

1. INTRODUÇÃO

A Padronização é um processo em que se realiza uma atividade de maneira previamente estabelecida. Este termo provém da palavra padrão, aquela que se refere a um modo ou método estabelecido, aceitado e normalmente seguido para realizar determinado tipo de atividade ou função.

O termo padronização tem como principal ideia seguir o processo padrão através do qual se tem que atuar ou proceder. Ao mesmo tempo, esta ideia estabelece cumprir as regras apesar de certos casos estarem implícitos. Na maioria das oportunidades são regras explícitas e de importante cumprimento a fim de obter os resultados esperados e aprovados para a atividade em questão.

A padronização deve ser realizada de forma que todas as operações desenvolvidas pelos funcionários na linha de produção estejam formalizadas, e deverá ser descrita de forma a garantir que nenhuma anomalia ocorra no dia-a-dia. Mesmo para turnos diferentes de trabalho, o procedimento de realização das atividades deverá respeitar aquilo que foi definido na padronização. Quando se padroniza um processo significa dizer que aquele conjunto de operações é a melhor forma de serem realizadas até aquele momento.

Os benefícios da padronização podem ser:

Qualitativos, que permitem:

• Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão de obra);

• Uniformizar a produção;

• Facilitar o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico;

• Registrar o conhecimento tecnológico e facilitar a contratação ou venda de tecnologia.

Quantitativos, que permitem:

• Reduzir o consumo de materiais;

• Reduzir o desperdício;

• Padronizar componentes;

• Padronizar equipamentos;

• Reduzir a variedade de produtos;

• Aumentar a produtividade;

• Melhorar a qualidade e controlar processos.

O Chão de Fábrica vem do termo japonês “GEMBA” que significa local onde as coisas acontecem na organização, portanto deve ser encarado como o local onde o valor é acrescentado, os produtos são produzidos, e os serviços são fornecidos a fim de satisfazer nossos clientes, ou seja, é o local sagrado onde transformamos insumos, matérias-primas, e outras entradas em satisfação.

Para que o Chão de Fábrica possa produzir com excelência necessita de líderes, e não apenas meros “gerentes de pessoas” com apenas conhecimento técnico e conceitual. Precisamos desenvolver líderes com competências, capazes de desenvolver pessoas e engajá-las no processo de melhoria contínua.

Atualmente um dos maiores desafios das organizações é a otimização de processos garantindo qualidade, produtividade e baixo custo, pois estes são fatores fundamentais para a competitividade e a sobrevivência das empresas. Porém para se alcançar êxito nesta difícil questão precisamos do engajamento de nossos operários e o papel do líder de chão de fábrica é fundamental, pois, é através dele que podemos envolver nossos operários no processo de melhoria contínua.

Contudo, o êxito nesta difícil tarefa depende principalmente do engajamento de nossos colaboradores. Líderes de chão de fábrica e produção industrial, bem como a área de Recursos Humanos, passam a exercer um papel importante, uma vez que ambos deverão atuar não somente como gestores, mas essencialmente, como parceiros estratégicos do negócio.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de Processos

Processos é uma palavra que provem do latim e significa procedere. No dicionário Aurélio “Beta”, a palavra Processos significa método, sistema, conjunto de atos por que se realiza uma operação qualquer (química, farmacêutica, industrial etc.), sequência contínua de fatos que apresentam certa unidade.

Segundo Davenport (1994), “um processo é um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente ou mercado (...) é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para a ação.”

Essa ideia de que processo de trabalho onde a entrega é o fornecimento deum produto com clientes específicos também é amparada por Gomes (2006), que afirma que “os processos correspondem a um conjunto de recursos e atividade inter-relacionadas que recebe insumos e transforma-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com agregação de valor, em produtos-serviços, para responderem às necessidades dos clientes”.

A BPM (Business Process Management) define processos como “um encadeamento de atividades executadas dentro de uma organização que transformam entradas em saídas”.

Então, podemos entender processos como atividades interligadas de forma sistêmicas onde o objetivo é agregar valor final, seja ele serviço ou produto e para isso teremos sempre uma ou várias entradas (input) e uma ou várias saídas (upload).

2.2 Conceito de Padronização

A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem prejudicar sua flexibilidade. Destina-se a definir os produtos (com base nas necessidades dos clientes), os métodos para produzir estes produtos, as maneiras de atestar a conformidade de tais produtos e que os mesmos atendem às necessidades dos clientes, de maneira mais simples, ao menor custo e com menor variação possível.

Maia (1994) considera a padronização o ato de estabelecer padrões de referência para a realização de operações ou atividades repetitivas. A autora destaca ainda que os principais objetivos da padronização são: prover a organização de instrumentos de controle de qualidade, racionalização da produção e minimização de seus custos.

Liker (2004) afirma que a padronização na Toyota possui um papel mais abrangente do que apenas tornar eficientes as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com