TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia 2 Semestre

Trabalho Universitário: Economia 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.140 Palavras (21 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 21

DOCUMENTO 2 DA ATPS

2. Introdução

• O desenvolvimento deste trabalho foi concebido através da leitura e compreensão do livro ”O que é Economia”, do economista Paul Singer, acompanhado de leituras de outros autores para atualização do conteúdo do livro. Para a criação dos textos foram feitas analises da situação da economia atual baseada no conteúdo do livro e em textos atuais, já que o livro é de alguns anos posteriores ao nosso.

3. Os vários significados do termo Economia

• Segundo o professor Paul Singer, podemos distinguir pelo menos três significados do termo "economia".

o O primeiro significado é a qualidade de ser estrito ou austero no uso de recursos ou valores. Quando dizemos: "Dona Maria é uma boa dona de casa. Ela é econômica", isso significa que Dona Maria trata de comprar pelo menor preço, nunca cozinha mais do que vai ser comido, evita que as coisas se estraguem. Dona Maria não é desperdiçadora, nem leviana, nem mão-aberta. Esta é a principal noção de economia do senso comum, ou seja, das pessoas comuns.

o O segundo significado é a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a "economia" de um país, de uma cidade (Foz do Iguaçu, por exemplo), etc. Aqui vale uma ressalva: não é fácil definir, com precisão, o que é "economia" neste sentido; por enquanto, contentar-nos-emos com a noção comum de que uma atividade é "econômica" quando visa ganho pecuniário, ou seja, quando proporciona aquém a exerce um rendimento em dinheiro (plantar, industrializar e comercializar soja, por exemplo, são, nesse sentido, atividades econômicas).

o E o terceiro significado do termo "economia" se refere à ciência que tem por objeto a atividade (aquela que dá o segundo significado). A Economia é a sistematização do conhecimento sobre a economia. Estamos, na atualidade, tão longe de um acordo como nunca, embora haja progresso na compreensão do que está em jogo e na comprovação prática das teses básicas das principais escolas (ou correntes ou paradigmas). Depois de 150 anos de economia de mercado e de 50 anos de intervencionismo estatal regulador (e até mesmo de planejamento central) chegou-se o momento de a experiência histórica realimentar, inovando-a, à prática teórica.

4. A Economia Como Atividade

• A economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade. Por negócios comuns, podemos entender as cenas comuns da vida econômica. Hoje a economia continua estudando e tentando entender como esses negócios comuns funcionam: como funciona nosso sistema econômico? Quando e porque o sistema econômico entra em crise, ocasionando mudanças de comportamento das pessoas e empresas? Em tese pode-se dizer que a economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para o seu consumo entre os membros da sociedade. Os recursos produtivos também denominados fatores de produção, são os elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bem e utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Da mesma forma que uma família precisa tomar muitas decisões, uma sociedade também precisa fazer o mesmo. Precisa claramente definir o que produzir para quem produzir, quando e quanto produzir. Em linhas gerais, a sociedade precisa gerenciar bem seus recursos, principalmente se considerarmos que estes, de maneira geral, são escassos. Escassez significa que os recursos são limitados em termos de quantidade disponível para uso imediato. Portanto, escassez significa também que a sociedade não tem todos os recursos que gostaria de ter para produzir todos os bens e serviços para oferecer a todos os seus membros. A economia tem sido entendida como estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Ainda que possamos estudar economia, de muitas maneiras existem algumas idéias centrais, que são consideradas princípios básicos de economia por parte de alguns economistas. Em qualquer parte do mundo uma economia é um grupo de pessoas que estão interagindo uma com as outras e dessa forma, vão levando a vida, primeiro passo é saber como são tomadas as decisões dessas pessoas. Portanto, cabe questionar como as pessoas tomam decisões? Quatro princípios norteiam essa primeira questão: As pessoas precisam fazer escolhas, e essas escolhas não são de graça. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos são escassos. Não é possível atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto a sociedade precisa fazer sua escolha, assim como os indivíduos no seu dia-a-dia.

• O custo real de alguma coisa é o que o individuo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou serviço é aquilo do que tivemos de desistir para consegui-lo. As pessoas são consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decisões. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de decisão pensando na margem. Portanto um tomador de decisão considerado racional deve executar uma ação se, e somente se os resultados dos benefícios marginais forem superiores aos custos marginais. As pessoas reagem a estímulos. Como elas tomam suas decisões levando em conta os benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento de sua decisão. Assim qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decisão. Nota-se que os formuladores de políticas publicas faz bastante uso deste principio. Como as economias funcionam? A partir desse principio podemos compreender que o comercio pode ser bom para todos os agentes, que o comercio pode ser bom para todos os agentes, que os mercados são geralmente bons organizadores da atividade econômica, que os mercados às vezes falham e que, por isso, os governos podem melhorar os resultados do mercado. O padrão de vida das pessoas depende da sua capacidade de produzir bens e serviços. O desenvolvimento econômico e a expansão das atividades econômicas de um país são pontos fundamentais para entender como funciona a economia de um país. A economia como um todo pode produzir mais e melhor quando cada pessoa se especializa em uma tarefa. Isto aumenta a produtividade do sistema, aumentando assim a quantidade de bens e serviços a disposição das pessoas. Dessa forma, temos mais comercio, mais desenvolvimento dos lugares e das pessoas. Em economias centralizadas, são os planejadores que estabelecem o quanto vai ser produzido e o que vai ser consumido. Dessa forma, apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com