TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atps

Monografias: Economia Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

O que é economia e quais são seus principais conceitos?

Economia define-se como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

A base e o objeto do estudo da ciência econômica têm como principais conceitos: ciência social; escolha; escassez; necessidades; recursos; produção; distribuição.

Definir os principais problemas econômicos e os principais sistemas econômicos.

Problemas econômicos

Os chamados problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O que e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro das possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menos custo de produção possível;

Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção a distribuição de renda dependerá não só da oferta e demanda nos mercados de serviços produtivos, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma do sistema econômico de cada nação.

Sistemas econômicos

Um sistema econômico pode ser definido como a forma politica, social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade, é um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

Os sistemas econômicos podem ser classificados em:

Sistema capitalista ou economia de mercado: é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;

Sistema socialista ou economia centralizada: nesse sistema, as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, chamando nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias-primas.

Precursores da teoria econômica

Mercantilismo

Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia

A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. A fisiocracia sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza sera suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado.

Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Portanto, encorajava-se a agricultura e exigia-se que as pessoas empenhadas no comercio e nas finanças fossem reduzidas ao menos numero possível.

Relatório

Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

O problema econômico propõe que existe uma escassez, que os recursos finitos disponíveis são insuficientes para satisfazer todos os desejos humanos. O problema então se transforma em como determinar que será produzido e como os fatores de produção (como capital e trabalho) deverão ser alocados. A economia gira em torno de métodos e possibilidades de resolver o problema econômico.

Sistema econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.

O sistema econômico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas.

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

A fisiocracia é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista. Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.

O período neoclássico teve início na década de 1870. Nesse período, privilegiam-se os aspectos microeconômicos da teoria, pois a crença na economia de mercado e em sua capacidade autorreguladora fez com que os teóricos econômicos não se preocupassem tanto com a política e o planejamento macroeconômico.

A era keynesiana iniciou-se com a publicação da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1883-1946), segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva.

Introdução à Microeconomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com