TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atps

Artigos Científicos: Economia Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico: ATPS- “Boletim Econômico- Fundamentos econômicos, Microeconomia: formação de preços, Produção e o mercado, Comportamento da oferta e da demanda, e Noções de macroeconomia”.

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina ECONOMIA, do curso de Administração, da Faculdade Anhanguera de Matão.

Prof. Ana Paula Souza

Alexandre Pereira Guirra Junior RA:3213512100

Aline de Aquino Costa RA:3226040404

Gabriela Rodrigues Firme RA:2504102648

Jean Marcos de Lima RA:3227006535

Josiane Caminhas Ribeiro RA: 2505064888

Meri Elen Verraci Alves RA:3239543298

Natália Gallo de Carvalho RA:1171377205

MATÃO – SP

21-Novembro-2011

1. Introdução

Todo este contexto será apresentado em formato de boletim econômico, onde será abordado alguns temas irmportantes para a economia.

Este trabalho é realizado em forma de boletim economico obtendo ilustrações sob cada tema, pois tem como objetivo de facilitar o entendimento ao leitor utilizando assim uma linguagem objetiva e de facil acesso.

Será abordado sobre Fundamentos Econômicos: Custo de Oportunidade, Curva de possibilidade de Produção, Produtos Elásticos e Inelásticos, sabe-se que cada um desses recursos tem sua importância dentro da economia.

Ao falar de economia não pode esquecer da formação de preço, que é uma das decisões mais importantes para a empresa garantir sua permanência no mercado, também será abordado sobre produção e o mercado, onde encontramos a concorrencia perfeita, que emcaixa os mercados: Monopólio, Monopsônio, Oligopólio e o Mercado Oligopsônio, cada um com sua aplicabilidade e caracteristica.

A economia possui algumas politicas, Politica Fiscal e Politica Monetária,que podem afetar empresas ou organizações, Politica de Renda, é uma intervenção que vem diretamente do governo e Politica Cambial que influencia também as empresas ou organizações devido à valorização e desvalorização da moeda nacional, pois quando a moeda está valorizada há um aumento nas importações e quando está desvalorizada essa movimentação ocorre inversamente.

Para realizarmos este trabalho, optamos por fazer uma busca complexa sobre os assuntos propostos, utilizando como apoio os artigos e sites seguros , livros e revistas desta forma conseguindo fortalecer nosso contexto com importantes informações sobre o tema proposto.

2. Desenvolvimento- Boletim Econômico

2.1 Fundamentos Econômicos

Custo de Oportunidade a possibilidade de que sempre enfrenta-se a situação de escolher entre duas ou mais opções e que deve-se optar por uma coisa em detrimento de outra, visto que os recursos são limitados e podem ser utilizados em diferentes alternativas.

A Curva de Possibilidade de Produção mostra as diversas alternativas de uso dos fatores disponíveis que propiciam combinações diferentes de produção máxima, ou seja, esta teoria tem como finalidade demonstrar que devido a escassez de recursos, todo pais tem um limite máximo de produção e indica também as combinações possíveis de produção de diversos bens que podem ser obtidos quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras.

Os produtos Elásticos, na ocorrência de uma alteração no preço de vendas, há resposta imediata e inversa na demanda/consumo, ou seja, ao reduzir o preço de venda do produto, aumenta na demanda (faturamento). Isso inversamente, caso aumente o preço de venda irá diminuir a demanda. Essa é a característica básica dos produtos “elásticos”, quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo.

Já os produtos Inelásticos mesmo aumentando a quantidade ofertada e reduzindo os preços, a demanda praticamente não se altera, ou seja, dependendo do produto pode-se duplicar a sua oferta, reduzir ou aumentar o seu preço de venda e mesmo assim a demanda não mudará. Pois são produtos que ninguém irá consumir mais ou menos, só porque os preços reduziram ou aumentaram, como exemplo, o sal, sabonete, arroz, etc.

2.4 Microeconomia: formação de preços.

Entende-se como preço, o quanto de dinheiro é necessário para compra de um serviço ou bem. O conceito de Formação de Preços, é uma das decisões mais importantes para a empresa garantir sua permanência no mercado, pois com uma decisão errônea pode acarretar sérios problemas financeiros colocando em risco sua estabilidade.

Para termos de fixação do preço é fundamental que se observe a demanda e a oferta, pois num período em que a disponibilidade de um determinado produto for maior que à procura a tendência do seu preço é cair, ao contrário pode-se dizer que quando a procura é maior que a oferta, ocorre a elevação do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, uma estabilização do preço, isto é, o encontro da curva de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio do mercado.

2.5 Produção e o mercado: O mercado sob concorrência perfeita e monopolista.

Para citar os primeiros exemplos de Producão e Mercado deve-se primeiramente entender o conceito e como funciona cada tipo de mercado e suas interferências entre cada empresa e para a sociedade como um todo. A concorrência perfeita é quando empresas de mesmo segmentos disputam uma grande fatia de bens e serviços que são disponibilizados ao mercado, uma das grandes desvantagens quanto concorrência é o modelo de monopólio, as empresas funcionam como norte para o segmentos sem interferências de concorrência e em grandes casos onde ela detém uma grande parcela da economia gerada pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com