TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atps

Pesquisas Acadêmicas: Economia Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, senta em cima, usa, lê ou usa na prática de esportes chega a você graças aos gerentes de produção que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestado da biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os serviços esperados das lojas e as aulas na universidade também foram produzidos. Embora nem sempre as pessoas que supervisionaram sua "produção" são chamadas gerentes de produção, isso é o que elas realmente são. São esses os objetivos desta disciplina: abordar tarefas, problemas e decisões tomadas pelos gerentes de produção que proporcionam os serviços e produtos dos quais todos nós dependemos.

Etapa 01

Nome da Empresa: JBS S/A

Ramo de atividade: Frigorífico

Produz uma ampla linha de industrializados e de cortes nobres de carne in natura com grande penetração no mercado brasileiro e internacional. Toda a produção segue rígido controle de qualidade e atende a padrõesfitossanitários internacionais. A manipulação de carnes é realizada em salas climatizadas e as câmaras de resfriamento ou congelamento tem temperatura controlada por sistemas totalmente computadorizados. Atualmente a JBS é a maior produtora de carne bovina do mundo, com capacidade de abate de 51,4 mil cabeças/dia (não considerando as aquisições da National Beef, Smith Field Beef e grupo Tasmman). É ainda, a maior exportadora mundial de carne bovina, com acesso a todos os mercados mundiais e plataformas de produção nos quatro maiores países produtores do mundo (Brasil, Argentina, Estados Unidos e Austrália). A JBS produz carne bovina in natura, carne industrializada, pratos elaborados, vegetais em conserva, subprodutos de origem bovina, além de carne suína in natura. É líder em vendas de carne bovina nos mercados domésticos brasileiro, argentino e australiano, e também a terceira maior empresa de carne bovina no mercado americano.

Preparamos para uma visita a fábrica com uma lista de perguntas cujas respostas nos auxiliarão do desenvolvimento de nosso relatório sobre o processo produtivo:

1- Quais são os fornecedores de matérias primas? R:Nossos principais fornecedores de matérias primas são:

Kariri Industria e Comercio de Plásticos LTDA (fornecedor de embalagens plásticas); Pecem Agroindustrial AS ( fornecedor de caixas de papelão)

2- Quantos pedidos são feitos a cada um deles por ano?

R:Os pedidos são variados, depende da demanda de pedidos. As embalagens normalmente são solicitadas através de pedidos semanais.

3- Quais os prazos e condições de pagamentos?

R: A maioria de nossos fornecedores nos vendem a vista com desconto ou pra 30dias; mas também compramos pra pagar com 60 dias, isso varia de acordo com cada situação.

4- A produção é feita em larga escala ou sob encomenda?

R: Em larga escala e também sob encomenda.

5- Como é feita a negociação com os clientes?

R: A negociação com os clientes é feita através de telefone, via e-mail ou visitas.

6- Se os pedidos aumentarem e for necessário aumentar a produção, que providencias precisariam ser tomadas?

R: Convocar os funcionários para fazer duas horas extras por dia e fazer pedidos extras aos fornecedores.

7- A matéria prima é estocada por quanto tempo?

R: Fazemos compras para uso em um mês, mas de acordo com o que está sendo produzido já fazemos novos pedidos.

8- Se o fornecedor de caixas de papelão, atrasar a entrega, isso comprometeria o processo produtivo ou a empresa tem alternativas para driblar esse tipo de situação?

R: Às vezes acontece de faltar, e para não parar acabamos comprando mais caro de outras fabricantes aqui da cidade mesmo, se a mesma situação acontecer com elas retribuímos da mesma maneira.

9- A fábrica funciona com toda sua capacidade, ou existe ociosidade?

R: A fábrica funciona com 90% de sua capacidade, trabalhamos comcapacidade total, por exemplo, no mês que o Natal, Ano Novo e outros.

10- Existe turnos, ou o funcionamento da fábrica ocorre apenas em horário normal?

R: Ocorre em horário normal mas, em períodos de maiores vendas a fábrica fica aberta até duas horas mais tarde.

11- Já houve necessidade de mudar o sistema, para aumentar a produção para atender aumento de demanda?

R: Sim. Foi necessária a compra de mais maquinário.

É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.

Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Depois, estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização - suas divisões, seus departamentos, e assim por diante. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. É claro que, na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados daorganização.

Os planos elaborados pela direção para a organização como um todo podem ser para prazos que podem ir de cinco a dez anos. Numa grande organização, como uma empresa multinacional, estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com