TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Da China

Trabalho Universitário: Economia Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos). Com a abertura da economia da China, muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país buscando entre as facilidades a utilização da mão de obra barata e que não faz exigências trabalhistas importantes. Um exemplo disto está no fluxo de investimento direto estrangeiro (IDE) em 2007, que foi de cerca de US$ 84 bilhões.

Neste indicador podemos ver as várias etapas, tempo necessário, custos e outras exigências para que uma empresa possa operar legalmente no país.

Indicador China, República Popular da Extremo Oriente & Pacífico OCDE

Número de procedimentos 13 7 5

Duração (dias) 33,0 37,8 11,1

Custo (% RNB per capita) 2,0 29,8 3,6

Capital integralizado mínimo (% RNB per capita) 78,2 293,3 10,4

Os pontos negativos desses investidores tem sido a corrupção, a burocracia estatal vigente, que dificultam os negócios. dimensão institucional do crescimento econômico, em que vigoram as forças da lei, dos costumes, da estabilidade monetária, do sistema educacional, da política econômica de ordem tributária e comercial e, principalmente, da questão social. Alguns desses pontos nos levam a outros problemas agudos como as condições de trabalho muitas vezes deploráveis com Jornadas longuíssimas, inexistência, ou quase inexistência, de férias e de dias de descanso, salários baixíssimos e falta de segurança são aspectos típicos que, conjuntamente com outros fatores como um sistema político repressivo e uma corrupção difundida, onde no Índice de Percepção de Corrupção de 2012, porém, a China foi classificada na 80ª posição entre 176 países, ficando ausente no “Barômetro Global da Corrupção 2013″. O atual modelo chinês deve causar profundos impactos sobre o resto da economia e principalmente sobre o meio ambiente mundial. “O meio natural”, tem sido uma das primeiras vítimas sacrificadas para assegurar um vertiginoso desenvolvimento baseado no lucro em curto prazo, mas que em longo prazo pode chegar a ser altamente desastroso. Existem, assim, previsões de que a China será em 2020, ou ainda antes, o primeiro emissor mundial de dióxido de carbono, com aproximadamente 20% do total. Levando assim a industrialização da China a aumentar os preços de energia em todo o mundo. Todos esses dados tem despertado preocupações importantes sobre esse mercado global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com