TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia recursos de produção

Tese: Economia recursos de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

1) Por que os problemas fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Isso ocorre porque, os recursos produtivos, são limitados e as necessidades humanas, ilimitadas. É quando acontece um atrito, em qualquer sociedade, e independente do país, os recursos produtivos não acompanham esse processo, então surge à escassez.

É diante desse problema que a sociedade tem que escolher entre alternativas de produção e a distribuição dos resultados dessa atividade, entre todos da sociedade, ou seja, seria como uma balança tentando manter o equilíbrio, de um lado os recursos produtivos limitados, do outro as necessidades humanas.

2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curvas de transformação?

R: Mostra a capacidade de produção da sociedade operando em pleno emprego dos recursos dos fatores de produção, que tem disposição, em dado momento do tempo. É uma teoria, que ilustra como a escassez de recursos tem um limite de produção, e a partir desse limite a sociedade terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

E também seria deixar de produzir o produto y para se fabricar mais do produto x, isso quando os recursos são escassos.

3) Explique a razão do formato de uma curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

R: A transferência dos fatores de produção de um bem X, para produzir um bem Y, implica em um custo de oportunidade. Por exemplo, para aumentar a produção de alimentos, uma empresa teria que diminuir o número de máquinas.

O formato do côncavo da curva de possibilidades de produção mostra que acréscimos iguais na produção dos alimentos, implicam em decréscimos cada vez maiores na produção de máquinas. Isso porque é de se esperar que os custos de oportunidades sejam crescentes, já que quando aumentamos a produção de um determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade. Os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.

Curva de possibilidades de produção/ custo de oportunidades crescentes.

4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

R: É a interação das famílias e das empresas no mercado de fatores de produção e o mercado de bens e serviços. As famílias vendem para as empresas seus fatores de produção e são remuneradas pelas empresas em forma de salários, juros, lucros e aluguéis.

As empresas vendem os bens ou serviços que elaboram para as famílias e recebem sua remuneração.

5) Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção:

R: Bens de capital: são utilizados na fabricação de outros bens, e não se desgastam no processo produtivo, seria o exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com