TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema

Seminário: Ecossistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Ecossistema

Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais e microorganismos), constituintes da Biota, isto é, do conjunto dos seres vivos e “não vivos” (abióticos). Os dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados.

Um ecossistema caracteriza-se pela interação e pela troca entre organismos vivos e substâncias não vivas. Nesses processos são criadas correntes de energia que conduzem a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica ou a ciclos biogeoquímicos.

Qual a importância da conservação dos Ecossistemas?

A manutenção do ecossistema é importante para que haja o ciclo de vida e para que não haja a extinção entre todas as espécies de seres vivos e não vivos do planeta.

Uma das estratégias mais adotadas para a conservação dos ecossistemas são as áreas protegidas. No Brasil, existem diferentes tipos de áreas protegidas, como, por exemplo, os Parques Nacionais.

Parque nacional da Chapada dos Veadeiros

O parque nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O parque abrange uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás.

Chapada dos Veadeiros foi criado através do Decreto Nº 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 11 de Janeiro de 1961. Em dezembro de 2001 o parque foi incluída na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administracão está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

História

O povoamento da região começou em torno de 1750, com a implantação da propriedade do Sr. Francisco de Almeida, chamada de Fazenda Veadeiros, onde atividades de pecuária e do cultivo de trigo e café se aglomeraram em pequena escala.6 Diversos viajantes passaram pelo local ao longa da história:

Em 1892, a Comissão Exploradora do Planalto Central, comandada pelo astrônomo Luís Cruls, expedicionou pela chapada e região, com a finalidade de delimitar e fazer levantamento da área que deveria receber a futura capital do Brasil ;

Em 1926, a chapada foi atravessada pela Coluna Prestes;

Em 1931, a serviço do correio aéreo nacional, o brigadeiro Lysias Rodrigues passa por Veadeiros, vindo de São Paulo em direção a Belém. Seus diários foram publicados no livro O roteiro do Tocantins .

Antes disso, em 1912, foi descoberta a primeira jazida de cristal de rocha da região, o que originou um surto de atividade garimpeira, incluindo a fundação do Povoado de São Jorge . Tal atividade foi se tornando menos interessante ao longo da segunda metade do século XX, especialmente depois da criação do parque nacional.

Em 11 de novembro de 1961, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, através do Decreto n° 49.875, cria o parque, com o nome de Parque Nacional do Tocantins. Sua área original era de 625 mil ha, cerca de dez vezes maior que a área atual. Com o tempo, parte das terras foi sendo perdida por disputas judiciais. Em 1972, perdendo as terras às margens do rio Tocantins, o parque adotou o nome atual.

Recursos Naturais

Hidrografia

A Chapada dos Veadeiros é um importante centro dispersor de drenagem, com a maioria de seus rios escavando vales em forma de "V". O principal é o rio Preto, um afluente do rio Tocantins, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso, com destaque para dois saltos respectivamente 80 e 120 m de altura.

Fauna e Flora

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1 476 espécies de plantas no parque, das 6 429 que existem no bioma do cerrado.

No cerrado aberto, as espécies vegetais mais proeminentes são o pau-terra-vermelho (Qualea multiflora), a lixeira (Curatella americana), o murici-rói-rói (Byrsonima cocaldsifolia), o caju-do-cerrado (Anacardium humile) e as mandioqueiras (Qualea spp). Nas matas de galeria, destacam-se o pau d'arco roxo (Tabebuia ipe), copaíba, aroeira e tamanqueira (Stryphnodendron sp). Há ainda a ocorrência de jerivá e viuvinha (Jacaranda brasiliana) e, nos baixios, de buriti e babaçu .

Entre os mamíferos, podemos destacar alguns animais ameaçados de extinção:tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla),tatu-canastra (Priodontes maximus), veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), seu predador natural, onça-pintada(Panthera onca), e o maior canídeo americano, o lobo guará(Chrysocyon brachyurus) . Há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com