TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema

Resenha: Ecossistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  186 Visualizações

Ecossistema: ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão interrelacionados.

Elemento biótico: elementos bióticos são organismos vivos do ambiente, que correspondem às plantas, animais (incluindo o ser humano) e microorganismos.

Elemento abiótico:elementos abióticos correspondem a elementos físicos e químicos do ambiente, tais como minerais, luz solar, água e gases.

Ciclos biogeoquímicos: são os percursos realizados por elementos químicos essenciais à vida – como nitrogênio, carbono, oxigênio – nos sistemas terrestres. É através destes ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre organismos e para diferentes partes do planeta.

Fluxo de energia: consiste na fixação de energia solar na biomassa vegetal (plantas) por meio da fotossíntese, e sua transferência em vários níveis da cadeia alimentar, chegando até os seres humanos.

Cadeia trófica: também denominada cadeia alimentar, é processo por meio do qual as espécies que vivem em um mesmo ambiente se alimentam e servem de alimento umas às outras.

Serviçcos ambientais: são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem no interior dos ecossistemas.

Preservação: quer dizer proteção integral com intocabilidade para evitar perda de biodiversidade (espécie, ecossistema ou bioma) e para perenidade dos recursos naturais.

Conservação: significa proteção de recursos naturais com utilização racional, que garanta a sustentabilidade de sua existência para as futuras gerações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com